NOVA YORK - A montadora americana General Motors (GM) anunciou nesta quarta-feira (31) uma queda de 12% no lucro líquido do terceiro trimestre, a 1,5 bilhão de dólares, muito acima das expectativas de Wall Street, em parte graças às vendas. O lucro por ação é de 93 centavos sem considerar elementos excepcionais, enquanto os analistas previam que seria de 60 centavos.
O volume de negócios subiu 2,4%, a 37,6 bilhões de dólares, contra 35,7 bilhões esperados. O grupo indicou que estimava perdas de 1,5 e 1,8 bilhão de dólares na Europa neste ano. Mas no terceiro trimestre, o grupo perdeu 500 milhões de dólares, contra 300 milhões um ano antes. Os resultados deste período foram impulsionados pelas operações na América do Norte, onde o grupo registrou lucros de 1,8 bilhão de dólares, embora eles sejam inferiores aos 2,2 bilhões registrados um ano antes.
A ação subia 3%, a 24 dólares, pouco depois do anúncio destes resultados durante negociações eletrônicas anteriores à abertura de Wall Street.