O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera pesquisa de intenção de votos para presidente da República, em Minas Gerais, com a preferência de 28% dos eleitores.
O segundo colocado é o polêmico deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), com 18%. Marina Silva (Rede) aparece com 9% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 8%.
Os dados são da pesquisa Multidados, realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro em 145 municípios mineiros de todas as regiões.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), está na lista com 5% das intenções de voto.
Os indecisos somam apenas 8%. Nulos e brancos, outros 11%. Os demais pré-candidatos não passam dos 2%.
Caso Lula não fique impedido de disputar (em razão de decisão judicial) esse deve ser o cenário com os nomes que devem de fato concorrer nas eleições presidenciais de 2018. Se Lula não estiver na disputa, abre caminho para aquele que se colocar como de Centro.
Governo
Já para o Palácio da Liberdade, o governador Fernando Pimentel (PT) lidera, com 26%. O petista tentará a reeleição. Em segunda colocação aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), com 15% da preferência dos mineiros. Ele é seguido por Dinis Pinheiro (PP), ex-presidente da Assembleia Legislativa, que soma 10%.
O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, tem 8% das intenções de voto. Os números fazem parte de levantamento da Multidados. O percentual de indecisos é de 11%. Já os que pretendem anular ou votar em branco são 14%. É destaque ainda o empresário Romeu Zema (Novo). Ele tem 6% na pesquisa. Outros candidatos não superaram 4%.
A situação de Pimentel está longe de ser confortável, já que não alcançou nem 30%, percentual que o PT, historicamente, conquistou em Minas.
Aécio
A Multidados testou também um cenário em que o senador Aécio Neves (PSDB) concorre ao governo de Minas. Nessa hipótese, Pimentel teria 24% das intenções de voto. O senador tucano teria 12%. Já Dinis e Lacerda empatariam com 10%, cada um, e Pacheco ficaria com 7%.
Conforme já adiantei aqui, a oposição a Pimentel conversa sobre a possibilidade de um “chapão”. Nele, estariam Rodrigo Pacheco (que sairia do PMDB), Marcio Lacerda e Dinis Pinheiro. Um deles seria o candidato a governador, o outro o vice e ainda restaria uma vaga ao Senado. O empecilho é a vaga ao Senado, já que Aécio estaria disposto a tentar a reeleição. No próximo ano, os mineiros escolherão dois senadores. Porém, nos bastidores, o grupo de Pimentel tem grandes chances de eleger um nome.
Senado
Na pesquisa Multidados, Josué Alencar (PMDB), filho de José Alencar, lidera a corrida ao Senado com 18% da preferência. Já Aécio tem 14%. Alberto Pinto Coelho (PP), ex-governador, tem 8%. Logo em seguida está o secretário estadual de Governo, Odair Cunha (6%). O vice-governador Antonio Andrade (PMDB) e a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) têm 5%, cada um. Já Ruy Muniz (PSB), Vanessa Portugal (PSTU) e Marília Campos (PT) somam 4% cada. George Hilton tem 3%.