Atual presidente também ampliou distância sobre rivais em cenários de 2° turno
(Fernando Frazão/Agência Brasil)
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de 1° turno das eleições de 2026. Além disso, o levantamento revelou que o petista também fica à frente de rivais políticos em eventuais cenários de 2° turno.
Apesar de estar inelegível, o adversário mais competitivo é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O nome do político foi incluído em um dos cinco cenários levantados na pesquisa, cada um com um candidato “forte” da extrema direita. Na ocasião, Lula ficou com 34% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro.
Em um cenário com Michelle Bolsonaro (PL) como a candidata do Partido Liberal, Lula teve 35% das intenções de voto, contra 21% da ex-primeira dama. Diante de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Flávio Bolsonaro (PL), o petista também recebeu 35%, contra 17% do governador de São Paulo e 14% do senador.
Por fim, no cenário em que Eduardo Bolsonaro é o candidato do PL, Lula teve 34% das intenções de voto, contra 15% do filho do ex-presidente. O pré-candidato e atual governador de Minas, Romeu Zema variou entre 3% e 6% de inteções de votos.
A pesquisa ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Cenário 1
Cenário 2
Cenário 3
Cenário 4
Cenário 5
Leia mais: