(Montagem)
Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta quinta-feira (18) e realizada com eleitores de 281 municípiostodo o país, mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial.
A vantagem de Lula sobre Bolsonaro, que é de 15 pontos na média nacional, varia conforme o estado, sendo maior em Minas Gerais, e menor em São Paulo e Rio de Janeiro.
Minas tem o segundo maior colégio eleitoral do país, depois de São Paulo, e não é sem motivo que os dois candidatos que aparecem na liderança da preferência dos eleitores têm feito peregrinação ao Estado, principalmente depois que a campanha começou oficialmente, no último dia 16.
Jair Bolsonaro abriu a campanha à reeleição em Juiz de Fora, na Zona da Mata e participa da cerimônia de instalação do TRF6, em BH, nesta sexta-feira (19). Lula faz seu primeiro comício na capital na noite desta quinta.
A pesquisa da Folha revela que, em Minas, Lula alcança 49% e Bolsonaro chega a 29% das intenções de votos. No último levantamento deste instituto, em 1° de julho, o petista tinha 48% ante 28% de Bolsonaro —novamente, houve variação dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Ciro Gomes (PDT), aparece em terceiro lugar na média nacional, com 7%. Em Minas, tem 6% das intenções de votos; 9% em São Paulo e 7% no Rio de Janeiro.
Simone Tebet (MDB), que marcou 2% na pesquisa nacional, também tem 2% em Minas; 3% entre moradores de São Paulo e do Rio.
Vera Lúcia (PSTU) tem 1% nos três estados. Roberto Jefferson (PTB) e Eymael (DC) têm 1% em São Paulo, mas não pontuam nos demais estados, enquanto Felipe D'Avila (Novo) tem 1% no Rio de Janeiro e não pontua nos demais.
Pablo Marçal (Pros) teve 1% em São Paulo e Minas Gerais, mas sua candidatura foi retirada pelo partido. Os demais candidatos não chegaram a 1%.
Rejeição
Bolsonaro é o candidato mais rejeitado nos três estados. Na pesquisa nacional, seu índice de rejeição é de 51%, contra 37% de Lula.
Entre os mineiros entrevistados pelo Datafolha, a rejeição de Bolsonaro chega a 50% para o presidente e 33% para o petista. No Rio, 48% declararam que não votam em Bolsonaro, diante de 39% de Lula.
Avaliação de governo
No geral, a pesquisa mostra que Bolsonaro tem 43% de ruim ou péssimo, 30% de ótimo ou bom e 26% de regular —1% não sabe.
Em Minas Gerais, a pesquisa mostra 40% de reprovação, 31% de aprovação, 27 de regular e 2% não sabem.
Em São Paulo, a reprovação do governo chega a 47% —contra 29% de aprovação, 23% de regular e 1% que não sabe.
No Rio de Janeiro, a divisão é, respectivamente, 44%, 31%, 24% e 1%.
A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 5.744 pessoas em 281 cidades do país, de terça (16) a quinta-feira (18). O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-09404/2022.
(*) Com informações do Portal da Folha de São Paulo
Leia mais