(Reprodução / TV Bandeirantes)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou atenção de internautas ao usar broche de uma campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, durante o debate realizado nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo, na noite deste domingo (16).
O uso do acessório acontece em meio às críticas recebidas por Jair Bolsonaro (PL) após declaração feita durante entrevista na última sexta-feira (14). Em conversa em um podcast, o presidente disse que, durante um passeio de moto no Distrito Federal, ele viu um grupo de meninas venezuelanas de 14 e 15 anos e "pintou um clima".
O broche do petistas não passou despercebido por internautas que elogiaram a perspicácia de Lula. “O broche do Lula é o símbolo do combate ao abuso sexual infantil. A perspicácia desse homem me emocionou demais agora”, escreveu uma apoiadora. “Para provocar Bolsonaro no debate Lula usa broche de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”, ressaltou outra.
Polêmica
A declaração de Bolsonaro feita ao podcast na última sexta-feira (14) de que “pintou um clima” ao encontrar-se com as venezuelanas em 2021 foi usada pelo PT em uma propaganda eleitoral. A crise é considerada pela campanha de Bolsonaro o pior momento da disputa para o presidente.
Neste domingo (16), o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, acolheu o pedido apresentado pela campanha de Bolsonaro pela remoção do conteúdo e determinou que a campanha do petista retire das redes sociais publicações com o trecho da entrevista concedida pelo presidente sobre meninas venezuelanas.
A pena em caso de não cumprimento, no prazo de 2 horas a partir da ciência da decisão, é de R$ 100 mil. A mesma multa deve ser aplicada em caso de novas veiculações da campanha de Lula.