(Denise Russo)
Com 120 instituições de ensino inscritas, terá início neste sábado (27), mais uma edição dos Jogos Escolares de Belo Horizonte. A cerimônia de abertura está marcada para as 9h e será realizada no clube Mackenzie.
No ano anterior, a competição reuniu mais de 3500 estudantes-atletas. Com o aumento das instituições inscritas, a expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte é que esse número seja ainda maior na atual edição.
O secretário municipal de esportes e lazer, Elberto Furtado destacou a importância de eventos como esse na política pública do município.
“Os Jogos são uma política pública municipal cujo propósito é valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania de estudantes-atletas. A prática de esportes e atividades físicas é indispensável para o crescimento saudável e o desenvolvimento sustentável das crianças e adolescentes, gerando benefícios físicos, mentais e sociais”
O JEBH também possibilita o surgimento de jovens promessas para o esporte de alto rendimento. Na natação, a última edição contou com dois destaques, que alçaram voos ainda maiores após a boa performance nos jogos de Belo Horizonte.
Beatriz, que é filha do ex-nadador Rogério Romero, foi Campeã do JEBH 2018 nos 50m e 100m peito, e terceiro lugar nos 200m livre. Ela ainda conquistou três medalhas de ouro (100m peito, 200m livre e revezamento 4x50m livre) nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2018 e foi prata (50m peito) nos Jogos Escolares da Juventude 2018, em Natal (RN).
Já Pedro Muschioni Cristo, que somou três medalhas de ouro (50m peito, revezamento 4x50m livre e 200m medley) e uma de bronze (100m peito) no JEBH 2018, conquistou três de ouro (50m e 100m peito, e 200m medley) no JEMG 2018 e três de ouro (50m e 100m peito, e 200m medley) nos Jogos Escolares da Juventude 2018.
Modalidades
As provas e os jogos do JEBH são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, o JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.
As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.
Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.