Maduro e Capriles intensificam batalha digital na Venezuela

AFP
30/03/2013 às 16:06.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:24

CARACAS - A disputa pela Presidência da Venezuela é travada no Facebook, no Twitter, no YouTube o nos blogs dos dois candidatos, que intensificaram a plataforma digital antes das eleições de 14 de abril, diferenciando do falecido Hugo Chávez, cuja arma principal sempre foi a televisão.

A transmissão quase ao vivo de uma música, a reação a uma denúncia formulada em um blog, uma mensagem pelo twitter ou a fotografia da visita a um bairro humilde são as ferramentas da campanha para Nicolás Maduro, aspirante à presidência, e Henrique Capriles, candidato da oposição.

"Como tudo isso se traduz em votos? É impossível saber, mas certamente tem seu efeito. Onde nós não podemos chegar, chega um vídeo no YouTube ou uma foto no Facebook", explicam os responsáveis do Comando Simón Bolívas, que está encarregado da campanha de Capriles.

O fato de a Venezuela ser um país viciado em redes sociais, grande consumidor de smartphones e, sobretudo, sedento de informação política transforma o cenário em um campo perfeito para que a estratégia funcione.

"A intensidade da comunicação e interação praticamente instântaneas com as pessoas é algo novo. Nocolás Maduro gosta de transmitir mensagens políticas desta maneira, manda tuites em tempo real, inclui poemas em discursos, isso corre rapidamente pela Web", resume Temir Porras, que está na coordenação internacional da campanha de Maduro, favorito para assumir a presidência, segundo pesquisas.

Maduro tem um blog, uma página no Facebook, um canal no YouTube y uma conta no Twitter, que já conta com mais de 530 mil seguidores. Seu rival, Capriles tem mais de 2,5 milhões de seguidores em seu Twitter, administrada por ele mesmo. Uma equipe toma conta das outras ferramentas digitais, a página oficial, o Facebook, YouTube, Instagram, Soundcloud, Keek e Pinterest.

O ex-presidente, Hugo Chávez, chegou a 4,2 milhões de seguidores no Twitter, se convertendo no segundo presidente com mais seguidores na rede social, depois de Barack Obama.

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