Mais 9 mil metros de tubos para comunidades rurais

Jornal O Norte
13/11/2009 às 10:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:16

A prefeitura de Montes Claros, através da seção de recursos hídricos da secretaria municipal de Agropecuária e Abastecimento repassou às associações comunitárias mais 9 mil metros de tubos de PVC, de 50 milímetros, e uma bomba submersa de 5 cavalos para ampliação do sistema de abastecimento de água nas comunidades rurais de Camarinhas, Samambaia, Tiririca, Olhos D‘água, Varginha da Onça e Barranco de Ermidinha. O material foi fornecido pelo Dnocs-Departamento Nacional de Obras Contra a Seca. Segundo José Arlen Lopes, da Seção de Recursos Hídricos, o convênio entre a Prefeitura e as comunidades rurais, com parceria da Emater, abrange também Abóboras, Assentamento Agrovila, Atoleiro, Cana Brava, Margem do Espigão, Monte Alto, Capoeira Grande, Riachinho e Riacho do Fogo.

Levar água potável às residências, em todas as comunidades rurais, é uma prioridade da atual administração, como forma de proporcionar conforto, bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas do campo. “A Prefeitura está empenhada em resgatar a cidadania dos moradores da zona rural, proporcionando o conforto da vida moderna, essencial para mantê-los onde trabalham e produzem, evitando o êxodo rural”, destacou o secretário Roberto Amaral.

Até meados do ano que vem todas as comunidades serão atendidas. Numa segunda etapa, a Prefeitura deverá transferir o abastecimento para a Copasa. Isso é fundamental para que as pessoas recebam água tratada e fluoretada e não sofram com desabastecimentos provocados pela seca. “São duas as preocupações do governo, ao estudar essa mudança”, explica Roberto Amaral: “acabar de vez com o problema da falta do líquido nos períodos de seca e garantir água rigorosamente tratada, dentro dos padrões adequados”, finalizou.

As comunidades rurais aceitaram bem a proposta e tem fornecido a mão-de-obra para ampliação dos sistemas de abastecimento. Os representantes das associações comunitárias entendem que, ao se envolverem com os projetos, as pessoas valorizam mais as conquistas, cuidando e contribuindo para preservá-las.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por