Território mineiro está sob dois avisos, amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), válidos até as 10h de sexta (1°).
Previsão é que a chuva ocorra, principalmente, a partir da tarde de hoje (Hoje em Dia)
Pelo menos 185 cidades mineiras estão em alerta nesta terça-feira (2), para um temporal de até 100 mm/dia, acompanhado de ventos intensos de até 100 km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são dois avisos, amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), válidos até as 10h de quarta(3).
O grande volume e a estrutura da precipitação pode causar cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Confira a lista de cidades atingidas pelo alerta amarelo.
Confira a lista de cidades atingidas pelo alerta laranja.
No Estado, o tempo fica instável com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais no Triângulo, Central Mineira, Noroeste, Norte e Leste de Minas Gerais. Nas outras regiões do estado mineiro, o céu fica claro a parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, a partir da tarde, principalmente na Metropolitana de Belo Horizonte e Oeste Mineiro.
A temperatura mínima no estado ficou em torno de 12°C em Monte Verde e Maria da Fé, no Sul, e a máxima prevista é de 36°C em São Romão, no Norte. Na capital mineira, a temperatura mínima foi de 18°C e a máxima prevista é de 31°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde.
Orientações
Em situações de rajada de vento, a recomendação do Instituto é que a população não faça abrigo debaixo de árvores, tendo em vista o perigo de queda ou descargas elétricas. Torres de transmissão e placas de propaganda também devem estar distantes em caso de vento. Veja orientações:
Índice pluviômetro
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Quando se diz que choveu 10 mm em um dia em determinada região, significa que uma caixa de 1 metro quadrado de base seria preenchida com água de chuva até a altura de 10 mm.
Nesse conceito, para medir a intensidade de chuva diária, vários municípios no Brasil, adotam as seguintes medidas: