(Pedro Gontijo/Arquivo Hoje em Dia)
A operação Carga Pesada da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv) e da Concessionária Via 040 terminou com 21 motoristas autuados, no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, por algum tipo de irregularidade.
A operação foi realizada, nesta terça-feira (8), e é a oitava blitz minuciosa de caminhões e carretas nesse trecho da via. Ao todo, foram vistoriados 30 veículos pesados.
Os principais problemas de conservação identificados nessa edição foram: pneus “carecas”, para-brisas trincados, para-choque amassado, ausência de fita refletiva de segurança, lentes de lanternas e faróis quebrados.
Nas oito edições realizadas de dezembro de 2017 até hoje, foram fiscalizados 344 veículos e lavradas 318 autuações.
Segundo a PMRv, os dados levantados pelos especialistas vão embasar futuras campanhas educativas, que serão realizadas diretamente nas empresas transportadoras e junto a motoristas autônomos que mais utilizam o trecho.
Aliança pela Vida
A operação faz parte do projeto “Aliança pela Vida”, trabalho idealizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e formado por representantes do poder público municipal, estadual e federal, entidades de classe representativas do setor e a Via 040. O grupo vem se reunindo regularmente para analisar, discutir e implementar iniciativas que irão contribuir para a melhoria de segurança da via.