Caso não realizem o procedimento no prazo, beneficiários terão salário suspenso
Processo é feito para evitar possíveis fraudes no recebimento dos benefícios por outras pessoas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Mais de 33% dos aposentados e dos pensionistas que fazem aniversário em dezembro e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte ainda não fizeram a prova de vida. Dos 1.621 nascidos neste mês, 539 estão nessa situação. O prazo para esse público termina na nesta terça-feira (31).
Caso não realizem o procedimento até essa data, o salário desses beneficiários será suspenso e só será retomado após a efetivação da prova de vida, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.
A prova de vida pode ser feita pela internet, de maneira rápida e fácil, sem necessidade de deslocamento. O atendimento presencial nas agências do Banco Bradesco (conveniado à PBH) é uma segunda opção e pode ser realizado no serviço de autoatendimento.
O processo é obrigatório e pretende coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.
Como fazer
1. Pelo aplicativo gov.br
Para conseguir realizar a prova de vida digital é necessário ter:
Siga os seguintes passos para realizar a prova de vida digital:
Exceções
Nesses casos, acesse o Portal da PBH (clique aqui) para saber os procedimentos necessários. Basta clicar em “Acesso Rápido” e, em seguida, Prova de Vida 2024.
A prova de vida 2024 foi realizada ao longo do ano e 19.381 pessoas fizeram o procedimento. Outras 228, aniversariantes de fevereiro a novembro, estão com situação pendente e salário bloqueado.
A remuneração só poderá ser retomada após o aposentado ou pensionista realizar o processo no autoatendimento do Bradesco. A data dependerá do tempo de fechamento da folha de pagamento.
* Com informações da PBH