Alerta laranja, que atinge outros seis estados, indica que umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%
Instituto alerta que há risco potencial de incêndios florestais e à saúde das populações nesta região (Bruno Peres/Agência Brasil)
Pelo menos 62 cidades de Minas devem ter “clima de deserto” na tarde desta quarta-feira (13). O aviso, válido até 18h, indica que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. Além das cidades mineiras, o alerta atinge outros estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Paraná.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja, que indica perigo, atinge municípios nas regiões do Triângulo, Noroeste e Sul de Minas. Para ver a lista de cidades em alerta, clique aqui.
O instituto alerta que há risco potencial de incêndios florestais e à saúde das populações nesta região. Pode haver ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%. Para o período, confira orientações:
Região com previsão de tempo seco e baixa umidade relativa do ar (Inmet/Divulgação)
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais