Procedimento deve ser realizado presencialmente em uma das unidades regionais do instituto
(Fernando Frazão/Agência Brasil)
Os 804 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), que fizeram aniversário em abril e não realizaram a prova de vida anual, deverão realizar o procedimento até 29 de maio. A ausência do procedimento suspende o pagamento, que só será reestabelecido após a regularização.
Os pensionistas do instituto que estão com a situação irregular devem comparecer a unidade regional mais próxima de casa e apresentar um documento original de identificação que conste CPF e foto (RG ou CNH).
Antes disso, é preciso agendar o atendimento que deve ser feito on-line por meio do Portal MG ou MG APP.
A listagem completa dos endereços das unidades e agências regionais do Instituto estão disponíveis em www.ipsemg.mg.gov.br, espaço Unidades Regionais.
Quem é pensionista e deseja saber se o nome consta na convocação, deve conferir a edição do Diário Oficial do Estado de 15/5, páginas 17 a 19.
A Prova de Vida deverá ser realizada anualmente, no mês do aniversário. Nesse período, é possível fazer o procedimento digitalmente por meio do aplicativo gov.br ou em uma das agências do banco Itaú.
Essa orientação vale para todos os pensionistas, inclusive quem fez portabilidade para outro banco. Isto é, somente o banco Itaú está habilitado a fazer a prova de vida dos pensionistas do Ipsemg, em todo Brasil.
Mas, caso tenha perdido o prazo, o beneficiário deve procurar imediatamente uma Agência Regional do Ipsemg para evitar a suspensão do pagamento.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais: