(DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)
SÃO PAULO - Mais dois shoppings da zona leste de São Paulo conseguiram liminar (decisão provisória) na Justiça nesta quinta-feira (16) para evitar novos "rolezinhos". Esse tipo de evento tem reunido centenas de jovens, chamados por redes sociais, e já provocou tumulto em alguns centros comerciais.
Os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé são apontados como local de novos eventos nos dias 18 e 26 de janeiro e em 22 de fevereiro. Também já tinham conseguido liminar na Justiça para evitar os "rolezinhos" os shoppings Campo Limpo e JK Iguatemi.
Na decisão que favorece os dois shoppings da zona leste, o juiz Luis Fernando Nardelli, da 3ª Vara Cível, afirma que "é cediço que a liberdade de expressão prevista na constituição não abarca a violência, tampouco prejuízo aos usuários e aos outros lojistas. É de rigor estabelecer o limite e impedir a aglomeração de pessoas cujo objetivo precípuo é a realização de tumulto e vandalismo".
A decisão abrange a parte interna e externa, incluído estacionamento, sob pena de R$ 10.000 por dia a ser aplicada a cada manifestante identificado.
Shoppings fechados
Nesta quinta-feira, os shoppings Campo Limpo e Jardim Sul, ambos na zona sul de São Paulo, fecharam as portas no final da tarde devido ao medo de novos "rolezinhos". O shopping Campo Limpo tinha inclusive conseguido uma liminar contra o evento.
Os "rolezinhos" programados para acontecer nos dois centros comerciais tinham sido chamados por movimentos de sem-teto. Mesmo com o fechamento e com a decisão da Justiça, centenas de pessoas se concentraram e caminharam até os dois locais.
O ato era acompanhado por PM e seguia de forma pacífica no início da noite.