Boletim Defesa Civil

Mais duas cidades mineiras decretam situação de emergência em decorrência das chuvas

Arthur Lage
arthur.lage@hojeemdia.com.br
29/12/2022 às 10:40.
Atualizado em 29/12/2022 às 11:29
 (Divulgação Exército Brasileiro)

(Divulgação Exército Brasileiro)

Os municípios de Mathias Lobato, no Vale do Rio Doce, e Itacarambi, no Norte de Minas, decretaram situação de emergência em virtude das fortes chuvas que atingem o Estado, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta quinta-feira (29).

O número de óbitos registrados segue em 13, mas deve ser atualizado no próximo boletim, pois o Corpo de Bombeiros localizou o corpo do adolescente Luan Gonçalves Rodrigues, de 12 anos, que desapareceu após uma encosta desabar e atingir quatro casas na zona rural de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, na madrugada do domingo (25) de Natal. 

Ainda segundo o documento, 7.450 pessoas estão desalojadas e 1.508 estão desabrigadas.

A Defesa Civil classifica os desalojados como pessoas que deixaram seus domicílios em decorrência dos efeitos causados pela chuva, mas que conseguiram abrigo em casas de parentes ou amigos.

Os desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público (como habitação temporária), em função de danos ou ameaças de danos em suas casas e domicílios.

O executivo estadual destaca os trabalhos em três cidades mineiras. Em São Tiago, no Sul de Minas, dez residências foram interditadas por causa de danos estruturais após deslizamento de uma encosta, deixando 16 pessoas desalojadas, que foram levadas para aluguel social. 

Em Monte Santo de Minas, na região Sudoeste, 40 pessoas tiveram que ser removidas de suas casas. Foram detectados vários pontos de deslizamento de terra ao redor de 16 residências.

No município de Cambuí, no Sul de Minas, um imóvel teve a sua estrutura abalada após chuvas intensas na região. Os dois moradores foram deslocados para casa de parentes.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por