Malan afirma que crise "não era uma marolinha"

Do Portal HD
10/08/2012 às 16:02.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:21

O ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, acredita que a crise internacional é grave e levará muitos anos para passar, e ainda corre o risco de afetar o crescimento potencial de longo prazo de diversos países. “Não era uma 'marolinha'”, fez questão de afirmar em seminário realizado pelo instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Ainda segundo o economista, a crise internacional também mostrou que os países emergentes não estão imunes e poderão ser afetados. E afirmou que existe o risco da crise afetar a taxa de crescimento do produto potencial. "O risco de efeito sobre a taxa de crescimento sustentável no longo prazo, tanto no mundo desenvolvido quanto no em desenvolvimento, é muito maior, porque envolve questões mais estruturais", completou Malan.

E o ex-ministro ainda citou alguns desafios estruturais, tais como as questões ligadas à produtividade, ao custo unitário do trabalho, à competitividade internacional, à tecnologia, ao capital físico e humano, aos marcos regulatórios, ao ambiente de negócios propício ao investimento privado e a um setor público minimamente eficiente.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por