(Hoje em Dia)
O Nissan March está longe de ser o automóvel mais bonito do mercado, quiçá da categoria. Mas não se pode negar que é um senhor automóvel. O compacto japonês estreou no Brasil em 2011, importado do México. Após a primeira reestilização, ganhou nacionalidade brasileira. Hoje, é fabricado em Resende, no Estado do Rio.
Andamos na versão topo de linha SL, equipado com motor 1.6 16v de 111 cv, que mostra uma excelente desenvoltura na cidade e confiabilidade para quem precisa trafegar em rodovia. O motor enche rápido e o câmbio é bem justo, o que torna as trocas de marcha mais precisas. Isso deixa a condução mais divertida.
O consumo também agrada. A média no combinado entre trajeto urbano e rodoviário, abastecido com gasolina, é de 11,9 km/l.
Ao volante, o carrinho chama atenção pela posição elevada, que facilita o campo de visão do motorista e ajuda a ampliar o espaço um tanto quanto limitado para quem viaja atrás. A direção elétrica oferece conforto nas manobras e firmeza em velocidades elevadas.
O pacote de conteúdo desse Nissan sobressai nos atributos estéticos. A versão SL, que parte dos R$ 42.990, oferece itens como sistema de entretenimento com navegador GPS e câmera de ré (que nem é tão exigida, pois as dimensões reduzidas do carrinho e a boa área envidraçada permitem fazer balizas com facilidade), ar-condicionado digital e trio-elétrico, que tornam a vida à bordo mais prática.
Opcionalmente, apenas pintura metálica ou perolizada, a R$ 1.000. Entre os assessórios, instalados pela rede de concessionários, estão sistema antiesmagamento dos vidros e o alarme, que acrescem mais R$ 1.122 no cheque do comprador. Dessa forma, completíssimo o March, na sua configuração mais refinada sai por R$ 45.102.
Pokémon
Por fora, a plástica removeu aquela carinha de monstrinho japonês, com grade redesenhada, que adota uma moldura em V com a logo ao centro. Na versão SL, há grandes rodas aro 16, que acentuam sua proposta esportiva. Os novos faróis e para-choques tentam dar um ar mais agressivo e uma sintonia com os demais modelos vendidos pela marca ao redor do mundo.
Bom, para ficar bonito, o March terá que nascer de novo, mas indubitavelmente a experiência ao volante é superior à maioria dos seus concorrentes.
FICHA TÉCNICA
Nissan March SL 1.6
COMPRIMENTO 3,82m
LARGURA 1,67m
ALTURA 1,52m
ENTRE-EIXOS 2,45m
PORTA-MALAS 265l
TANQUE DE
COMBUSTÍVEL 41l
PESO 1.100kg
MOTOR
4 cil. em linha 1.6 litro 16v, bicombustível
POTÊNCIA
111 cv a 5.600 rpm
TORQUE
15,1 kgfm a 4.000 rpm (etanol)
TRAÇÃO
dianteira
TRANSMISSÃO
manual 5 velocidades
SUSPENSÃO
independente do tipo McPherson, na dianteira , e eixo rígido, na traseira
FREIOS
discos, ventilados, na frente, e tambor, atrás,, com ABS e EBD
PNEUS
185/55 R16
CONSUMO
11,9 km/l, no trajeto misto, com gasolina
VELOCIDADE MÁXIMA (*)
191 km/h
ACELERAÇÃO
0 A 100 KM/H (*)
9,5 s
CONTEÚDO
A lista de SÉRIE inclui: banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e comandos de áudio e telefonia, direção com assistência elétrica, ar-condicionado digital, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores) sistema de entretenimento com rádio AM/FM, CD, MP3, USB, navegador GPS e câmera de ré, rodas de liga leve, aro 16, faróis auxiliares, airbag duplo e ABS OPCIONALMENTE, ele pode vir com pintura metálica ou perolizada.
PREÇO
TESTADO 45.102
(*) Dados do fabricante