(Carlos Roberto)
Na semana decisiva para os candidatos a prefeito em Belo Horizonte convencerem os indecisos e manter votos conquistados, os candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT) trocaram farpas sobre o metrô e obras sociais na capital no debate da TV Record, na noite de segunda-feira (1º) e madrugada desta terça (2).
Ao ser questionado por Marcio pelo motivo de o metrô “não ter vindo para BH”, Patrus rebateu citando a ausência de projetos. “A questão do metrô é uma questão de projetos, então eu lhe devolvo a pergunta”, afirmou o petista.
Por sua vez, o socialista respondeu que apresentou o projeto no final de 2007, enquanto secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, e acusou o governo do ex-presidente Lula de ter se recusado a realizar parcerias público-privadas (PPS). “O governo Lula fez acordo com as centrais sindicais de não fazer nenhuma PPP”, alfinetou Marcio.
Os nanicos Maria da Consolação (PSOL) e Alfredo Flister (PHS) optaram por criticar o petista e o socialista em relação às obras feitas na cidade e propostas para a segurança e educação, por exemplo, além de ressaltarem suas propostas para a cidade.
Embate de militantes
Na chegada dos candidatos à sede da TV Record, no bairro Floresta, o clima foi de provocação. Cerca de 40 militantes do PT presentes no local tocaram tambores e gritavam ofensas para Marcio Lacerda, que foram rebatidas por aproximadamente 200 apoiadores do socialista, que agitaram bandeiras durane todo o tempo.
Integrantes das equipes de ambas as campanhas reclamaram terem sido recebidos pelos militantes do lado contrário com ovos. A equipe de Patrus disse ainda ter levado xingamentos e pedradas.
Dilma em BH
A campanha petista ainda não confirma a vinda da presidente Dilma Rousseff a Belo Horizonte, mas há uma possibilidade de ela participar de um ato com Patrus na quarta-feira (3), convencida pelo ex-presidente Lula, para tentar garantir o segundo turno na capital. Nessa segunda-feira, Dilma esteve em um comício do candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad.