(MARTIN BERNETTI/AFP)
A partir do fim da tarde deste domingo (16), o Brasil vai receber uma forte massa de ar polar, que avança da Argentina e traz um frio intenso para o país.
Segundo o ClimaTempo, esta pode ser a massa polar mais forte sobre o Centro-Sul da América do Sul em 2017. No Brasil, o frio mais intenso vai ocorrer, principalmente, sobre os estados do Sul do país.
Porém, até o próximo dia 22, ela irá se espalhar com moderada a forte intensidade sobre quase todo o Sudeste e Centro-Oeste e também sobre Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.
Na passagem desta intensa onda de frio há condições para ventania, queda de neve na Região Sul, geada e temperaturas abaixo de zero.
Belo Horizonte
A capital mineira amanheceu neste domingo (16) com poucas nuvens e temperaturas na casa dos 16ºC. A mínima é deve ficar entre 12ºC e a máxima, 16ºC.
Ao longo da semana, a temperatura varia com mínima entre 11ºC e 15ºC. Mas é na última semana de julho que o frio vai apertar para os belo-horizontinos, com previsão de mínima a 7ºC.
Santiago
Nesse sábado (15), uma nevasca cobriu a capital chilena, Santiago, causando extensos cortes de energia, quedas de árvores e a interrupções de alguns serviços. Mais de 280 mil clientes ficaram sem fornecimento de energia.
Pessoas em áreas mais afetadas teriam ficado isoladas e uma pessoa teria morrido por causa da neve. mais neve e geadas.