(Reprodução)
Não foi dessa vez que o imbatível Jon Jones perdeu o cinturão dos meio-pesados do UFC. O brasileiro Vitor Belfort bem que tentou, e até chegou a dar um susto no americano, que quase teve seu braço quebrado. Mas Jon Jones mostrou porque está se tornando uma lenda do MMA.
Por finalização, com uma americana a 54s do quarto round, o americano conquistou mais vitória impressionante. A disputa ocorreu na noite de sábado (22), em Toronto, no Canadá, pelo UFC 152.
Após a luta, o americano reconheceu que não foi tão fácil derrotar o brasileiro. "Olha, me pegou de um jeito que eu nunca senti, mas eu trabalhei duro demais para essa luta. Achei que ele ia quebrar o meu braço, nunca senti nada assim antes. Depois, senti que o braço estava adormecido, mas o meu cérebro me mandava socar, e foi o que eu fiz", disse.
Com o resultado da luta, Jon Jones tem em seu cartel uma derrota e 17 vitórias. Belfort sofreu sua décima derrota, em 31 lutas disputadas em sua carreira.
O brasileiro contou que chegou a acreditar que iria vencer a disputa depois que finalizou o americano. "Eu estava sentindo que o braço dele estava quebrando, mas ele é duro. Tentei trabalhar o jiu-jítsu, mas ele se defendeu bem. É por isso que é o campeão. Achei que ia ganhar hoje, mas eu o respeito como o campeão que é. Obrigado aos brasileiros pela torcida, ao UFC e a todos que me apoiaram".
A luta
No começo da luta, Belfort surpreendeu Jon Jones. O atual campeão levou o brasileiro para o chão, mas foi pego por uma chave de braço. Por pouco Jones não teve o membro quebrado e quase foi finalizado. Jon escapou e desferiu cotoveladas no rival, cortando o supercílio do seu desafiante.
No segundo round, Belfort se movimentou pouco e não conseguiu se esquivar dos golpes do americano. A luta foi novamente para o chão, mas as cotoveladas voltaram a ser o pesadelo do carioca.
A terceira etapa foi marcada pelos chutes de Jon Jones contra Vitor. Uma delas acertou o abdômen do brasileiro, que sentiu o golpe e foi obrigado a levar a disputa mais uma vez para o solo. Belfort foi literalmente “salvo pelo gongo”, após uma nova sequência de cotoveladas.
O combate só foi decidido no quaro round, quando a luta para o chão. Jones aplicou uma “chave americana” no brasileiro aos 54 segundos e venceu Belfort por finalização, mantendo o cinturão da categoria.