Uma operação de combate ao tráfico de drogas prendeu 18 membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) na manhã desta quinta-feira (14) na cidade de Três Corações, no Sul de Minas. Comandada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com auxílio da Polícia Militar (PM), a ação apreendeu aproximadamente 21 kg de maconha, 2,5 kg de cocaína, R$ 2.350 em dinheiro, uma arma de fogo calibre 44, de uso restrito, um colete balístico e outros materiais usados na distribuição de entorpecentes.
Além das prisões preventivas, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de busca e apreensão de veículos. A investigação, que durou cerca de oito meses, também alcançou os municípios de São Tomé das Letras, Cambuquira e Sorocaba, em São Paulo.
Além dos integrantes do grupo criminoso paulistano, outras pessoas que colaboravam com o esquema foram identificadas e presas.
O PCC é considerado a maior organização criminosa do Brasil. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico. A facção atua em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países próximos, como Bolívia e Paraguai.
A pena para o crime de tráfico de drogas é de cinco a 15 anos; para o crime de posse de arma de fogo de uso restrito é de três a seis anos; e para o de organização criminosa, de três a oito anos de reclusão.