Dia D de vacinação será neste sábado, com participação de mais de 600 municípios
Após mais de um mês do início da campanha de vacinação contra a gripe em Minas, a maioria dos idosos, gestantes e crianças não foi aos postos de saúde para receber gratuitamente a dose contra a doença. Apenas 18,83% desses grupos incluídos no público-alvo da imunização receberam a dose. A meta de cobertura vacinal é 90%.
O dado de 7 de maio consta no painel do Ministério da Saúde e foi informado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Conforme a pasta, foram aplicadas 1.659.685 doses em Minas. A população-alvo é de 5.673.527 pessoas. Diante da baixa coberturas, autoridades reforçam a importância da proteção.
O alerta é ainda maior diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Na tentativa de ampliar a cobertura vacinal no Estado, mais de 600 municípios mineiros estão confirmados para realizar ações do Dia D da vacinação contra a gripe neste sábado (10). No entanto, segundo a SES, a expectativa é que todas as 853 cidades entrem na mobilização.
"Estamos no período sazonal da gripe e a vacinação é fundamental para prevenir formas graves da doença. A mobilização envolve prefeituras, unidades de saúde e vacimóveis para facilitar o acesso da população", destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
Na capital mineira, a vacinação contará com ponto especial no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, em ação conjunta com a Prefeitura da capital. “Levem seus cartões de vacina e aproveitem a oportunidade para se proteger”, reforça Prosdocimi.
Leia mais: