Mercado orgânico em ascensão

Jornal O Norte
23/11/2006 às 12:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:44

A tendência de consumo de alimentos orgânicos chegou ao Brasil por volta de 1970, mas só a partir de 2002 é que se fortaleceu no mercado. Atualmente o setor é o segmento que mais cresce no Brasil, em média 60% ao ano, e o país ocupa a 34ª posição no mundo no ranking dos exportadores de produtos orgânicos. A preocupação com a saúde está entre as principais razões que têm feito consumidores aderirem ao consumo de produtos orgânicos, principal fator a alavancar o setor no mercado.

Conforme informações do portal Planeta Orgânico, calcula-se que são cultivados quase 100 mil hectares de orgânicos, em cerca de 4,5 propriedades no país. Cerca de 90% da produção brasileira é voltada ao mercado externo. Um dos proprietários do restaurante orgânico em Itu, Reinaldo Ramos, aposta que há mercado de sobra para a expansão do setor de produção orgânica, em todo mundo.

- Há espaço para todos, desde que se faça um trabalho sério. Nos quatro anos que estou no ramo consegui evoluir muito - frisou.

A vantagem da agricultura orgânica é que procura equilíbrio para chegar o mais próximo possível do que acontece na natureza, com um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais, sem fertilizantes químicos ou agrotóxicos. O modelo também pode ser adaptado a carnes e laticínios, cujo diferencial é a maneira adotada na criação do animal por meio do uso de rações adequadas, tratamentos à base de homeopatia, não confinamentos, entre outros.

A garantia da qualidade dos orgânicos é atestada pela certificação, com selos assinados por associações de agricultores. Para a nutricionista Amanda Torisso, os males à saúde causados pela artificialização, bem como as dúvidas quanto à procedência dos alimentos, ajudam a mover as mudanças que impulsionam o setor.

- O valor nutricional do orgânico é muito mais alto que o do alimento convencional. Sua qualidade é superior e funciona como preventivo a doenças da modernidade, como o diabetes e a hipertensão - apontou. (com informações Cruzeiro do Sul)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por