Ele chama atenção por utilizar o elevador e fazer entregas, interagindo com as pessoas
O Robô Mordomo, modelo "W3", tem em torno de um metro de altura e possui um sistema inteligente que evita obstáculos, possibilita o desvio e a escolha do melhor caminho (Divulgação / Mercure Uberlândia)
Imagina você estar em um hotel, fazer um pedido de room service e um gentil robô sair do restaurante e chegar no quarto com o que foi solicitado, de forma totalmente autônoma e encantando pela sua abordagem. Mais do que imaginar, já é possível viver esta experiência no Mercure Uberlândia Plaza Shopping, que é um dos pioneiros ao adotar essa tecnologia, da Ásia e trazida ao país pela empresa Quality Systems.
O Robô Mordomo, com Inteligência Artificial, entrou em operação neste mês de junho no Mercure Uberlândia e tem encantado os hóspedes, sejam aqueles que cruzam com ele pelos corredores e elevadores do hotel, e principalmente para quem usa o serviço de room service, que atende aos hóspedes no quarto com refeições e bebidas.
Ele chama atenção por utilizar o elevador e fazer entregas, interagindo com as pessoas.
A operação é bem simples. O hóspede acessa informações de cardápio através de um Qr Code e faz a solicitação do que deseja e na sequência o que foi solicitado é entregue ao robô, que sai sozinho de sua base e percorre o hotel, abrindo as portas e elevadores por meio de sensores,
até chegar ao quarto. Quando chega, o robô faz uma ligação para o ramal que solicitou o serviço e informa um código, avisando que está na porta.
Daí basta a pessoa digitar o código, que o robô abre o compartimento para a retirada do que foi solicitado. Além da entrega ágil e prestativa, o robô interage gentilmente com as pessoas com as quais encontra no caminho, avisando das ações ao se deslocar para fazer as entregas.
Ele também interage com o hóspede com gentileza durante a entrega dos produtos nos apartamentos.
O Robô Mordomo, modelo "W3", tem em torno de um metro de altura e possui um sistema inteligente que evita obstáculos, possibilita o desvio e a escolha do melhor caminho, oferece espaço de armazenamento ventilado para conservar alimentos quentes ou frios, e um sistema de auto-recarga. Possui uma tela touchscreen do tamanho de um tablet, que exibe orientações e informações sobre seu funcionamento.
A bateria tem uma autonomia de 15 a 18 horas, permitindo várias interações humanas por voz, vídeos e aplicativos, além do deslocamento
para as entregas.
Este robô se soma à equipe de 250 funcionários do hotel, que recebe em torno de 80 mil hóspedes por ano, em 268 apartamentos e salas de eventos, e se destaca pela qualidade dos serviços prestados, como explica Eli Glaucio Schettini Junior, CEO da EPS Empreendimentos, proprietária e administradora do hotel.
"Recentemente, tivemos a honra de sermos reconhecidos em nossa categoria como o hotel com o melhor Reputation Performance Score (RPS), da categoria, da rede Accor nas Américas. Esse reconhecimento
reflete nosso compromisso em alcançar o propósito de sermos referência nacional em excelência de atendimento e qualidade. E para inovar e seguir melhorando a cada dia, a partir de agora contamos com o Robô Mordomo, que vem apoiar nossa equipe com foco na satisfação cada vez maior dos hóspedes, cuidando para que a essência do atendimento personalizado e cativante seja percebida em todas as experiências proporcionadas aos nossos clientes", ressalta o CEO.
A chegada deste robô reforça a importância da inovação, que também pode ser vivenciada em outras iniciativas do Mercure, como o cardápio virtual que pode ser acessado via qrCode no apartamento ou direto nos restaurantes, a disponibilidade de smartTVs preparadas para variadas conexões em todos apartamentos, e o desenvolvimento de nova interfaces amigáveis que deverão permitir experiências mais ágeis e fluídas por exemplo nos check-ins e check-outs, seguindo as novas tendências.
"Acreditamos nos diferenciais e contribuições das inovações, através do uso de tecnologias aliadas aos nossos produtos e serviços, como complemento ao papel das pessoas, que são essenciais. Por isso trabalhamos para sempre surpreender e encantar nossos hóspedes, oferecendo-lhes experiências inovadoras que preservem a essência do atendimento personalizado. Queremos cada vez mais proporcionar momentos únicos e memoráveis durante a estadia, pois sabemos que estar com a gente vai muito além do simples ato de hospedar", complementa Eli Schettini.
Responsável por trazer esta inovação para o Brasil, o CEO da Quality System, Heleraldo Costa, destaca a importância da solução para a área de hotelaria.
"Com o foco em oferecer cada vez mais qualidade e encantamento no ramo de hospedagem, a tecnologia chega para contribuir porque consegue fornecer um serviço seguro, rápido e eficaz. Os robôs, além de serem um
diferencial e atrativo para o estabelecimento, tem como principal objetivo contribuir com a equipe humana em alguns serviços. Estabelecimentos que acompanham as novas tendências internacionais se destacam por oferecer experiências inovadoras e personalizadas aos seus clientes", comenta o CEO da Quality System.
* Diretor Executivo da Assimptur