(MAURÍCIO VIEIRA)
Um dos pontos de Belo Horizonte mais famosos e tradicionais pela boemia, o Santa Tereza, na Região Leste, figura apenas na 31ª posição de pesquisa feita pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) sobre os bairros com maior número de estabelecimentos que vendem cerveja gelada e tira-gosto.
Para proprietários de bares do Santê, no entanto, a fama do bairro se deve à qualidade e não à quantidade dos estabelecimentos – além das características da região.
“É um bairro que parece cidade do interior, mesmo estando a quinze minutos do Centro, e que abriga muitos músicos da cidade”, enaltece a gerente do Bar do Museu Clube da Esquina, Virgínia Paletta.
Para ela, a atratividade está em locais reconhecidos pela boa culinária, como a Birosca S2, e bares com décadas de existência, como o Restaurante do Bolão, com 60 anos, e o Bar do Orlando, com 90 primaveras.
Para Paulo Benevides, proprietário do Temático, o tamanho do bairro, que tem 1,5 km² de área, segundo a prefeitura, é um dos motivos para a 31ª colocação no ranking.
“O Santa Tereza é um bairro pequeno, de uma entrada só”, justifica ele. Para Bené, porém, há obstáculos que dificultam uma maior frequência na região, como a inatividade do Mercado Distrital de Santa Tereza, que está fechado desde 2007. “É um bairro que envelheceu”, diz.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), Ricardo Rodrigues, reforça a tradição de estabelecimentos do Santê, referência na cidade, mas diz que a Lei da Ocupação do Solo também dificulta.
“São calçadas curtas, que não permitem ter mesas e cadeiras”, explica Rodrigues. Para ele, não fossem por esses tipos de entraves, a região teria vocação para receber um incremento no número de bares e restaurantes.
Ranking
Na pesquisa, bairros menos conhecidos por causa dos bares, como Boa Vista, também na Região Leste, e Mantiqueira, em Venda Nova, ficaram mais bem colocados – 19ªe 20ªposições, respectivamente, com 84 e 83 estabelecimentos.
Enquanto isso, o Santa Tereza teve contabilizados apenas 65 estabelecimentos cadastrados, menos de um terço da Savassi (235 estabelecimentos), na Região Centro-Sul, o segundo colocado. O primeiro foi o Centro, com 704 locais mapeados pelo levantamento.