Novo Eldorado

Metrô BH garante construção de passarela no Novo Eldorado após pressão da prefeita de Contagem

Estação, às margens da Via Expressa, entrará em operação em janeiro de 2026 com segurança garantida para usuários

Bernardo Haddad
@_bezao
14/10/2025 às 12:36.
Atualizado em 14/10/2025 às 13:14
Estação Novo Eldorado deve começar a operar a partir de janeiro de 2026 (Gil Leonardi/ Imprensa MG)

Estação Novo Eldorado deve começar a operar a partir de janeiro de 2026 (Gil Leonardi/ Imprensa MG)

O Metrô de Belo Horizonte garantiu que uma passarela será construída antes do início da operação da estação Novo Eldorado, prevista para janeiro de 2026. A promessa foi feita nesta terça-feira (14), após a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), ameaçar barrar as atividades do novo ponto do transporte público.

A prefeita havia feito uma publicação na última sexta-feira (10) no Instagram, condicionando a autorização de funcionamento da nova estação à construção da passarela. Segundo ela, a estação está localizada às margens da Via Expressa, por onde circulam cerca de 80 mil veículos por dia, o que torna indispensável garantir a segurança e a travessia dos usuários.

"A gente viu que esse sonho de ampliar o metrô de fato vai ser uma realidade. Não apenas na estação aqui do Novo Eldorado, que está quase pronta, mas também porque integralmente está sendo construída a passarela que liga o Eldorado com o Água Branca”, disse a prefeita durante visita às obras da nova estação nesta terça-feira.

Marília Campos afirmou que o projeto garantirá uma melhoria na mobilidade do usuário do transporte coletivo e também na mobilidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

O presidente da concessionária do Metrô BH, Cláudio Andrade, garantiu o cumprimento do prazo, confirmando o término das obras em dezembro e o início dos testes em janeiro, mês de “estreia” da estação Novo Eldorado.

“A previsão inicial era entregar a estação em março de 2026, mas o estado solicitou e antecipamos para janeiro. Então em dezembro terminamos a parte de estrutura da obra e em janeiro começamos a parte de testes de sistemas e dos trens, que já virão até a estação para a fase de testes e até o final de janeiro já entramos em operação”, prometeu Andrade.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por