Trens circularão a cada 10 minutos entre 10h30 e 13h neste domingo (16) para atender candidatos.

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Para facilitar o deslocamento dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (16), o Metrô BH reduziu o intervalo entre as viagens no período da manhã e início da tarde.
Ao contrário do intervalo habitual de 15 minutos em domingos e feriados, os trens circularão a cada 10 minutos entre 10h30 e 13h. Após este horário e antes, o intervalo de 15 minutos será mantido.
As bilheterias e estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias.
Neste domingo (16), os mais de 4,8 milhões de inscritos na edição de 2025 do Enem (sendo que cerca de 73% participaram no primeiro dia) vão responder questões de ciências da natureza e matemática.
Os candidatos poderão entrar nas salas de prova a partir das 12h, com a abertura dos portões, que fecham às 13h (horário de Brasília).
A aplicação das provas começa às 13h30 e se encerra às 18h30, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo.
O exame ocorre em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde a aplicação será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP 30.
Os estudantes de cidades afetadas por desastres naturais, como o tornado que atingiu o Paraná no último sábado (8), também terão a reaplicação garantida. Para esses candidatos, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília).
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de ser critério de seleção para instituições nacionais e internacionais.