desvio na rota

MG-420 terá trânsito desviado por cinco dias para conclusão de obras na rodovia

Medida é necessária para obra de substituição de bueiro no km 116, entre Pompéu e a BR-040

Agência Minas
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Publicado em 28/02/2024 às 20:24.
DER-MG adota providências junto às 40 unidades regionais do órgão para evitar a interrupção de tráfego com ações preventivas (Hoje em Dia)

DER-MG adota providências junto às 40 unidades regionais do órgão para evitar a interrupção de tráfego com ações preventivas (Hoje em Dia)

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informa que será necessário desvio no tráfego de veículos na rodovia MG-420, km 23, no trecho entre Pompéu e a BR-040, na região Central do estado, a partir das 5h desta quinta-feira (29/2), nos dois sentidos da via. A interrupção está prevista para durar até cinco dias.

A empresa contratada vai trabalhar em horário ampliado, ou seja, além das oito horas diárias previstas, para liberar a via o mais rápido possível e minimizar os transtornos.

A interrupção de tráfego da rodovia é necessária para executar os serviços de substituição de bueiro, previstas nas intervenções de recuperação funcional do pavimento que estão em andamento no trecho, por meio do Provias.

O bueiro duplo será substituído por um modelo triplo, o que vai aumentar a capacidade de dar mais vazão às águas.

Desvios

Todo o fluxo de veículos será deslocado para duas opções de tráfego. O primeiro é totalmente pavimentado e o segundo tem um trecho de 26 quilômetros de terra.

Trecho totalmente pavimentado: a partir de Pompéu seguir pela MG-164, até Martinho Campos. Na sequência, entrar na BR-352 até o entroncamento com a MG-423, quando deve prosseguir até Papagaios, onde deverá avançar pela MG-060, passando por Maravilhas e um pouco depois, no entroncamento da MG-238, adentrar rumo a Cachoeira da Prata. No entroncamento para Inhaúma o motorista deve optar por continuar pela MG-238, para quem dirige a Belo Horizonte ou pela AMG-0360 ao que tem como destino a direção de Brasília, ambos trajetos até a BR-040.

A outra opção é sair de Pompéu sentido MG-060, passando pela Agropéu e seguir por 26 quilômetros em trecho não pavimentado até Papagaios, onde deverá avançar pela MG-060, passando por Maravilhas e um pouco depois, no entroncamento da MG-238, adentrar rumo a Cachoeira da Prata. No entroncamento para Inhaúma o motorista deve optar por continuar pela MG-238, para quem dirige a Belo Horizonte ou pela AMG-0360 ao que tem como destino a direção de Brasília, ambos trajetos até a BR-040.

Placas e faixas estão instaladas para orientar os motoristas que transitarem na região. Além disso, equipe de fiscalização do DER-MG vai ajudar a monitorar o trânsito.

A rodovia MG-420 integra um conjunto de obras do Provias na região que incluiu a MG-060 e a MGC-352, totalizando um trecho de 52,4 quilômetros. As melhorias começaram em setembro do ano passado e devem durar até abril deste ano.

As obras de recuperação funcional são executadas entre o entroncamento da BR-040 e Pompéu; de Pompeú até à usina de álcool Agropéu e de Abaeté até o entroncamento para a LMG-793.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.

O programa conta com R$ 2,5 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em 124 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova.

O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

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