MG Rural divulga o agronegócio do Norte e Nordeste mineiro

Jornal O Norte
25/09/2008 às 16:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:45

Fabíola Cangussu


Repórter

O agronegócio mineiro acaba de ganhar uma revista totalmente voltada para o campo, a MGRural, dos jornalistas Fabíola Dourado e Fredi Mendes, com o objetivo de divulgar as riquezas econômicas e culturais produzidas em Minas Gerais, com ênfase  nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

Segundo a jornalista Fabíola Dourado a Faemg- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais  divulgou que o agronegócio mineiro registrou indicadores positivos de desempenho no primeiro semestre deste ano.




Fabíola Dourado diz que publicação é uma ferramenta


a favor do homem do campo
(foto: FABIOLA CANGUSSU)

- As exportações cresceram 12% neste período e a projeção do VBP – Valor Bruto de Produção prevê um crescimento de 5,2%  neste ano. Esses números demonstram a importância do agronegócio para o crescimento econômico de Minas. Baseado nessa realidade, decidimos criar um veículo de comunicação que fosse mais uma ferramenta a favor do homem do campo no momento de divulgar seus negócios e também para buscar melhorias para o setor. Queremos ser a voz tanto do grande produtor, quanto dos pequenos que fomentam a agricultura familiar, promovendo a democratização do campo – explica a jornalista.

Fabíola conta que a revista será bimestral, com exceção da próxima edição que sairá em novembro, e com tiragem de 6 mil exemplares, que são vendidos em bancas de revistas.

- Por motivo de logística ainda não estamos realizando assinaturas, mas os interessados certamente conseguirão adquirir seus exemplares nas bancas mais próximas de suas casas. Posso afirmar que os leitores irão ficar satisfeitos, pois a revista é feita com muito cuidado na edição, capaz de atender as expectativas dos produtores rurais, dos profissionais ligados ao campo, como professores e estudantes de cursos como Engenharias Agrícolas, Agrônomas e Florestal, Veterinária, Administração Rural, como também, as empresas voltadas para a tecnologia do campo. São 50 páginas coloridas que trará entrevistas na sessão dedo de prosa, já nessa edição temos Alexandre Viana, presidente da Sociedade Rural de Montes Claros que critica o poder público.

No Dicas MGRural o leitor terá suas dúvidas sanadas por especialistas, e poderá também participar da coluna Fotos e Casos com as imagens e histórias da roça que divertem e emocionam – ressalta Fabíola.

PARTICIPAÇÃO

MGRural,  segundo seus editores, tem a preocupação de manter um canal aberto com os leitores, por isso terá em todas as edições  a coluna opinião, em que especialistas poderão escrever sobre temas variados que visam o crescimento do setor no Estado. E irá divulgar as iniciativas de produtores que adotem práticas sustentáveis que respeitem o meio ambiente e o trabalhador do campo.

- Queremos divulgar projetos bem sucedidos sobre o meio ambiente e sobre a agricultura familiar para servir de exemplo aos demais. Quem sabe algo que funcione em Montes Claros, não ajude também comunidades rurais de Unai? A MGRural é um veículo que acaba de nascer com muita qualidade, mas que deseja avançar muito mais, por isso estamos buscando parcerias. Queremos ouvir nossos leitores e colaboradores. Conhecer suas críticas para nos aperfeiçoarmos, e também as sugestões de pauta. Afinal existem muitas Minas! O universo do homem do campo esconde várias riquezas culturais que devem ser divulgadas, para que todos possam usufruir desse tesouro – conclui Fabíola

SERVIÇO

Para aqueles que desejam saber um pouco mais sobre a MGRural, ou mesmo fazer sugestão de pauta devem ligar para o telefone (38) 9133 3569.

AGRONEGOCIO MINEIRO

As exportações do agronegócio mineiro, nos primeiros cinco meses do ano, cresceram 12% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas em 2008 somaram US$ 2,1 bilhões. Os números fazem parte do levantamento da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, baseado em dados do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os embarques de café somaram US$ 1,1 bilhão, crescendo 9% em relação a 2007. O produto é o de maior peso na balança comercial do agronegócio mineiro.

No setor de carnes, destaque para as vendas de carne de frango e de suínos. Com um crescimento de 54%, as exportações de produtos avícolas chegaram a US$ 80,5 milhões. Já com a carne suína, as vendas somaram US$ 23 milhões, um crescimento de 56%. Em relação à carne bovina, as restrições impostas pela União Européia causaram queda de 35% das exportações, que ficaram em US$ 93 milhões.

As vendas de milho e produtos lácteos chamaram atenção pelo expressivo crescimento. As exportações do grão nos primeiros cinco meses do ano aumentaram 240%. Em 2008, as vendas internacionais de milho por Minas Gerais – embora ainda com pouca expressão na balança comercial do agronegócio – somaram US$ 22,3 milhões contra US$ 6,5 milhões em 2007. No caso dos produtos lácteos, o crescimento foi de 200%, passando de US$ 26,3 milhões nos primeiros cinco meses de 2007 para US$ 78,9 milhões no mesmo período de 2008.

As exportações de madeira e produtos derivados também tiveram um avanço significativo. Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas foram de US$ 281 milhões, contra US$ 206 milhões em 2007. O aumento foi de 36%. A comercialização de produtos do complexo soja – farelo, grãos e óleo – registrou alta de 7%, fechando os primeiros cinco meses do ano com US$ 79,2 milhões.

Já as importações mineiras de produtos do agronegócio caíram 4% no período e ficaram em US$ 112 milhões.

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, e Abastecimento de Minas Gerais

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