Forças de segurança do Paquistão encurralaram os últimos membros de um grupo de militantes do Taleban que realizou um ataque no aeroporto internacional de Peshawar, e todos os militantes morreram no confronto que se seguiu neste domingo, segundo autoridades locais.
Três dos militantes foram mortos pelas forças de segurança e os outros dois detonaram as bombas que carregavam no corpo. Outros cinco militantes morreram durante o ataque ao aeroporto, no sábado à noite. Quatro civis morreram e 40 ficaram feridos no sábado, e um policial morreu no confronto do domingo.
Peshawar fica no limite da região tribal do Paquistão e é vista como o principal santuário para militantes da Al-Qaeda e do Taleban no país. A cidade já foi atacada várias vezes nos últimos anos, mas o ataque de sábado foi o primeiro contra o aeroporto, que é usado tanto pela força aérea quanto por autoridades civis.
Esta foi a terceira grande base militar atacada pelo Taleban nos últimos 18 meses, o que mostra que o grupo mantém sua força apesar das ofensivas do exército na região.
Os dez membros do Taleban iniciaram o ataque de sábado lançando foguetes contra o muro que cerca o aeroporto. Depois, detonaram dois carros-bomba e minas antitanque para tentar invadir o local, segundo militares, mas nenhum deles conseguiu entrar no aeroporto.
Os civis que foram mortos e feridos durante o ataque eram moradores de bairros próximos ao aeroporto. Ainda não se sabe se eles foram vítimas dos foguetes e bombas ou do fogo cruzado entre as forças de segurança e os militantes. As informações são da Associated Press.
http://www.estadao.com.br