Minas Gerais é o segundo estado em inscrições no Enem

Da Redação(*)
horizontes@hojeemdia.com.br
16/05/2017 às 19:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:35

Mais de 400 mil mineiros já se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início da noite desta terça-feira (16). 

Em todo o Brasil, são 4,2 milhões de candidatos. Minas Gerais é o segundo Estado em inscritos, com 10% do total, ficando atrás apenas de São Paulo, onde cerca de 700 mil pessoas irão prestar o exame, até então. O prazo para cadastramento se encerra às 23h59, no horário de Brasília, desta sexta-feira.

Pela primeira vez, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

Taxa

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O valor deve ser quitado até o dia 24 deste mês. 

Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os enquadrados na Lei 12.799/2013 que, dentre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou R$ 1.405,50.

Leia mais:

Resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização dos últimos testes, na página do Inep e no aplicativo oficial do Enem.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O exame não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Estado

Os estudantes das escolas estaduais mineiras que não têm os documentos exigidos deverão dirigir-se à diretoria da escola e solicitar a carta de urgência em documentos, encaminhada pela Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Trabalho e Defesa Social (Sedese). 

A Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica de Minas encaminhou para as escolas uma carta com orientações aos estudantes.

(*) Com agências

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por