(Hoje em Dia)
A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) de Minas Gerais arrecadou, até 31 de março, R$ 3,45 bilhões com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017. Esse resultado supera em 7% o montante arrecadado no mesmo período do ano passado e representa 76,5% do total esperado para este ano, que é R$ 4,51 bilhões.
O pagamento em atraso do IPVA gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), passando a 20% após o 30º dia e juros calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.
"Além das multas e juros, o cidadão inadimplente está sujeito a ter o débito inscrito em dívida ativa e encaminhado a protesto cartorial para cobrança dos valores devidos. E o motorista não receberá o CRLV e sofrerá as sanções previstas no Código de Transito Brasileiro (CBT), em caso de ser abordado na fiscalização da polícia e das autoridades de trânsito", explica o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques.
Pagamento
Os contribuintes que ainda não quitaram o IPVA de 2017 podem fazer o pagamento diretamente nos terminais de autoatendimento ou nos guichês dos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal.
Para pagamento nas Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, é preciso levar a guia de arrecadação do imposto, que pode ser emitida pelo site da SEF, nas repartições fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI).