(Pixabay)
Minas Gerais registrou 4.500 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas e chegou a 424.155 registros de infectados desde o início da pandemia, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Este foi um dos maiores números de confirmações da doença feitas em um único dia desde o início da pandemia no Estado.
O recorde aconteceu no dia 26 de junho, quando a secretaria contabilizou 6.122 casos num único dia, explicando que havia muitos registros represados no sistema. No dia 25 de setembro foi registrado o segundo maior número de casos em um único dia: 4.578 confirmações naquele momento. A SES-MG destaca que o número apresentado não retrata a ocorrência de casos nas últimas 24h, mas a atualização dos dados até então não informados pelos municípios.
Para a secretaria, o aumento dos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas pode estar relacionado à diminuição da atenção aos protocolos de segurança, ou seja, a redução do uso de máscaras, afrouxamento no distanciamento social mínimo e a não higienização constante das mãos.
O boletim indica ainda o registro de mais 70 mortes pela doença, contabilizando 10.121 vidas perdidas por causa do novo coronavírus. A média de idade dos óbitos confirmados é de 71 anos e 80% das pessoas que morreram da doença em Minas tinham mais de 60 anos de idade.
Mas é importante lembrar que a Covid-19 não vitima somente os idosos. Entre as mortes contabilizadas no Estado, 1.957 delas se referem a pessoas com idade entre 30 e 59 anos. Também morreram 74 jovens com idade entre 20 e 29 anos, após contrair o vírus.
O levantamento da SES-MG mostra ainda que 27.776 pacientes ainda estão em acompanhamento, sendo que 900 deles estão internados em UTIs e 1.524 em leitos de enfermaria, considerando apenas a rede pública.
Pelos dados apresentados pela SES, é possível observar um aumento no número de casos diários da Covid e na ocupação de leitos desde meados de novembro (especialmente no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Aço, Leste e Sudeste). Para dar um panorama sobre a situação da epidemia no Estado, o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, realizará um coletiva para a imprensa nesta quinta-feira (3).