Minas Gerais já tem 32 casos confirmados da variante Ômicron do coronavírus, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (23). Hoje, a Prefeitura de Belo Horizonte identificou oito novas ocorrências da cepa. Ao todo, são 11 pacientes diagnosticados com a mutação na capital.
Segundo a SES, entre os casos positivos, além dos relacionados em BH, 19 foram identificados em Extrema, um em Maria da Fé e outro em Três Pontas, todas no Sul de Minas.
Em Belo Horizonte, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou que tenham tido contato com algum viajante vindo do exterior e que estivesse infectado pela variante, o que já configura a transmissão comunitária na capital.
Quanto ao perfil dos doentes, a idade variou entre 16 e 68 anos. São 12 mulheres, 19 homens e um sem informação. O Ministério da Saúde já foi comunicado.
"Todos os casos são leves, não havendo necessidade de internação hospitalar. Eles estão em isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários", afirmou a secretaria.
Sul de Minas
Com relação aos casos de Extrema, a SES informou que os exames de diagnóstico foram realizados em laboratório de outro estado. Novas amostras serão enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Outros 16 casos que, até o momento, são considerados suspeitos para a Ômicron, estão sendo monitorados no Estado.
Leia mais: