(Pixabay/Uso livre)
No inverno, as alergias respiratórias aparecem com uma facilidade muito maior. Frio, baixa umidade do ar, sereno noturno, uso frequente de agasalhos e cobertores que estavam muito tempo guardados (acumulando ácaros) são motivos para que as alergias apareçam e, com elas, as gripes e resfriados.
Para evitar doenças virais, rinites, sinusites e pneumonias, vale a pena ficar atento a alguns cuidados:
1) Aplicar anualmente a vacina Influenteza Tetravalente e de preferência nos mês de março ou abril;
2) As crianças e os idosos deverão evitar saídas noturnas no período de abril até fins de agosto, mesmo que estejam agasalhado e fiquem em ambientes fechados.
3) Fazer lavagens nasais com soro fisiológico 0,9% diariamente pela manhã e a noite afim de higienizar e hidratar a mucosa nasal.
4) Ter uma alimentação rica em vitaminas C, A, D e E, ingerindo frutas, legumes, verduras e cereais.
5) Beber mais líquidos, principalmente sucos de frutas, mesmo que não esteja com sede.
6) Evitar roupas ou agasalhos de lã. Dar preferência aos tecidos de algodão.
7) Manter a casa sempre aberta, ventilada e ensolarada.
8) A faxina doméstica deverá ser feita somente com o pano úmido, sem vassouras porque estas espalham poeira, ácaros, vírus e bactérias. Passar o pano úmido com pouco de vinagre ou água sanitária mas bem diluídos.
9) Os cobertores deverão ser tipo edredon e lavados a cada 20 dias.
Os alérgicos deverão ter o colchão e travesseiros encapados com as capas antiácaros.
11) Praticar esportes e ter atividades físicas.
12) Evitar contato direto com pessoas gripadas.
Fonte: Dr. Roberto Souza Lima, especialista em alergia e imunologia clínica. Ele é diretor regional da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Também é membro titular das sociedades brasileiras de Alergia (ASBAI), de Pediatria (SBP), de Pneumologia (SBPT), de Clínica Médica (SBCM), da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunoterapia (AAAAI) e da Academia Europeia de Alergia, Asma e Imunoterapia (EAAAI).