2.549 notificações de dengue deixam Valadares em alerta

Ana Lúcia Gonçalves - Do Hoje em Dia
17/08/2012 às 22:08.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:33
 (Leonardo Morais/Arquivo)

(Leonardo Morais/Arquivo)

GOVERNADOR VALADARES – Com 2.549 notificações de dengue este ano, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, ocupa o terceiro lugar no ranking de municípios com o maior número de casos suspeitos da doença, no Estado. Só perde para Belo Horizonte, na região Central, e Uberaba, no Triângulo.

Por causa do alto índice de infestação dos imóveis por larvas do mosquito Aedes aegypti, e da quantidade de pessoas contaminadas, a força-tarefa de combate à dengue da Secretaria de Estado da Saúde (SES) retornará a Governador Valadares, pela terceira vez desde 1º de janeiro, para desenvolver ações de prevenção à doença.

Parceria

O trabalho começa na próxima terça-feira (21) e segue até o fim do mês. A equipe da SES é formada por 150 agentes de endemias, três motoristas e duas mobilizadoras sociais. O grupo vai atuar em parceria com 120 agentes da prefeitura em áreas críticas do município.

Na rota, estão bairros como Carapina, Mãe de Deus e Ilha dos Araújos. A ação faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue.

O objetivo é diminuir o risco de epidemia nas cidades com elevado índice de infestação. Para isso, a equipe soma forças com os agentes municipais e busca mobilizar a população sobre a necessidade de prevenir a doença.

Estratégia

De acordo com a SES, o grupo está capacitado para executar atividades de controle do vetor da dengue, o mosquito. A estratégia inclui eliminar criadouros do Aedes aegypti e fazer o tratamento dos focos do inseto.

O Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LirAa), divulgado em março pela Secretaria de Saúde de Valadares, foi de 3,2%. Significa que a cada cem imóveis vistoriados na cidade, pelo menos três, em média, tinham larvas do mosquito.

O diagnóstico anterior era de 7,2%. A maioria dos focos fica dentro das casas, principalmente em pratinhos de vasos de plantas (26%) e em ralos (24%).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por