EDUCAÇÃO

2º dia do Enem testa agilidade dos candidatos neste domingo; veja horários e regras

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/11/2022 às 07:41.
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 fazem neste domingo (20) as provas de matemática e de ciência da natureza (química, física e biologia). Cada uma das provas tem 45 questões objetivas. O teste é aplicado em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital.

Conforme o Hoje em Dia mostrou, as questões exigem ainda mais concentração dos participantes. "As ciências exatas focam na matemática e em todas as suas correlatas, usadas para resolver problemas diversos. Em síntese, as ciências exatas exigem treino, treino, treino e grande capacidade de concentração. E as ciências humanas exigem leitura, leitura, leitura e grande poder de síntese", explica o professor e coordenador do Pré-Enem das Faculdades Promove, José Eustáquio Simões.

Coordenador do Pré-vestibular Bernoulli, Breno Pires alerta que a prova deste domingo tem textos menores, mas que a resolução dos cálculos pode demorar mais. Por isso, saber administrar o tempo é fundamental. "A concentração é grande, ele não pode se distrair durante a resolução. Às vezes, as questões pedem raciocínios que tenham dois, três cálculos consecutivos", explica.

Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. Com cinco horas de duração, as provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, no horário de Brasília.

Regras
Para fazer o exame, é obrigatório apresentar documento de identidade com foto e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária no segundo dia de prova.

Entre as identificações aceitas estão a carteira de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. A novidade desta edição é que são aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.

É recomendado ainda que os participantes levem água e lanche, já que a prova tem longa duração. Também é aconselhável levar no dia do exame o cartão de confirmação da inscrição, que traz, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Gabarito 
Os gabaritos das provas serão divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23, online.

Horários

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Saída sem caderno de questões: 15h30
Saída com caderno de questões: 18h
Término das provas 1º dia: 18h30

* Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por