Segurança

300 militares, viaturas, cavalaria e 'plataforma de observação' estarão na Virada da Liberdade

Evento que celebra a chegada de 2024 em BH terá shows, espetáculo de drones e manifestações culturais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 31/12/2023 às 08:00.
Expectativa é que 30 mil pessoas se reúnam no Circuito Liberdade (PM/Divulgação)

Expectativa é que 30 mil pessoas se reúnam no Circuito Liberdade (PM/Divulgação)

Muita música, dança, artes visuais, espetáculo de drones, manifestações afro-mineiras e gastronomia vão tomar conta da Praça da Liberdade, a partir das 18h, deste domingo (31), para a Virada da Liberdade, evento que celebra a chegada de 2024. A programação é gratuita.

Um forte esquema de segurança foi montado para a festa. A presença de uma unidade especializada em eventos e recobrimento e uma base comunitária móvel, além da Plataforma de Observação Elevada (POE) - caminhão com tecnologia de vídeo e telas para ampliação da capacidade de monitoramento - são novidades que a Polícia Militar preparou.

“A presença da Primeira Companhia Policial Militar Independente de Recobrimento e Eventos é importantíssima. Ela foi criada neste ano especificamente para apoiar grandes eventos. Ela atua onde extrapola a capacidade ordinária do policiamento de uma unidade”, destaca o comandante do Policiamento da Capital, coronel Micael Henrique Silva.

A PMMG vai trabalhar com um contingente de cerca de 300 militares. Viaturas, cavalaria e motocicletas estarão nos principais corredores de acesso à Praça da Liberdade. Quarenta guardas municipais em viaturas para proteção patrimonial e apoio logístico de trânsito e brigadistas também serão mobilizados, além da segurança contratada pelos organizadores.

A Plataforma de Observação Elevada possui tecnologia embarcada em um caminhão com câmeras que filmam 360º e têm capacidade de identificar uma pessoa num raio de 3 km a 4 km. O equipamento já é utilizado em grandes shows e jogos de futebol, feiras e no Carnaval de BH.

Também haverá policiamento motorizado. “São 18 motocicletas exclusivamente para o evento, o que normalmente não acontece. É outra grande inovação, amplia a vigilância, a fiscalização e o patrulhamento e permite uma chegada mais rápida em caso de alguma necessidade”, ressalta o coronel da Polícia Militar. 

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por