Corrida contra o tempo

65% dos consumidores de BH vão deixar compras de Dia dos Pais para a última hora

Levantamento mostra ainda que o pagamento via PIX será escolhido por 24,24% dos entrevistados

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
04/08/2025 às 11:40.
Atualizado em 04/08/2025 às 14:09
 (FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

A proximidade do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (10), deve levar uma grande movimentação ao comércio de Belo Horizonte. Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), divulgada nesta segunda-feira (4), mostra que 39% dos consumidores pretendem presentear na data. Destes, a maioria (65,4%) deixará as compras para a última hora, ou seja, para a véspera da comemoração.

O levantamento, que ouviu 200 consumidores da capital mineira, também aponta um aumento no valor médio dos presentes. O tíquete médio previsto é de R$ 226,77, um crescimento de 42% em relação a 2024, quando o valor foi de R$ 159,91.

Formas de pagamento e presentes preferidos

A pesquisa destaca a preferência por pagamentos à vista, modalidade escolhida por 63,8% dos entrevistados. O Pix se sobressai, sendo a forma de pagamento de 24,4% dos consumidores.

Entre os presentes mais populares, roupas lideram a lista, sendo a escolha de cinco em cada dez consumidores. Cosméticos (19,2%) e calçados (17,9%) também aparecem com destaque.

Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a data se consolida como a quarta mais importante para o varejo, e o consumidor belo-horizontino demonstra consciência ao planejar seus gastos, optando por pagamento à vista mesmo com a intenção de investir mais no presente.

Valor médio dos quatro presentes mais citados 

  • Roupas: R$ 204,90
  • Cosméticos: R$ 303,60
  • Calçados: 176,90
  • Acessórios: R$ 225,00

Lojas físicas em destaque

A pesquisa mostra que 65,4% dos consumidores vão comprar os presentes em lojas físicas, sendo 38,2% em shoppings e 28,9% em lojas de rua.  Os demais locais citados foram marketplaces (22,4%), pequenos comércios (5,3%), lojas de serviços essenciais (3,9%) e shopping popular (2,6%). 

Alguns fatores influenciam o processo de compra e escolha dos presentes. No caso da escolha do local de compra, os consumidores levam em consideração a localização (20,5%), preço (16,7%), qualidade do atendimento e do produto (12,8%). Quanto à seleção dos produtos, os pontos de influência são o desejo do homenageado (30,8%), qualidade do produto (26,9%), necessidade do presenteado (23,1%) e descontos (19,2%). 

Comemoração

O tradicional almoço em casa para celebrar a data deve ser realizado por 93,2% dos entrevistados que também irão presentear. Já a ida a restaurante está nos planos de 13,6% dos consumidores. O gasto médio com a comemoração será de R$ 240,00. 

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