Ardência ao fazer xixi, vontade constante de ir ao banheiro, urina escura e dor pélvica. Esses são alguns dos sintomas da infecção de urinária. A doença, que afeta cerca de 80% das mulheres, se dá, na maioria dos casos, por bactérias presentes na flora intestinal. Quando há um desequilíbrio na imunidade feminina, acabam colonizando o sistema urinário.
Mas com alguns cuidados diários é possível evitar o mal. Veja abaixo:
- Ter uma higiene íntima adequada;
- Fazer uma boa limpeza do períneo após as evacuações;
- Tomar no mínimo dois litros de água diariamente
- Ter o hábito de urinar com frequência;
- Urinar sempre após a relação sexual;
- Nas mulheres com menopausa, que não têm contraindicação para terapia hormonal, usar cremes com estrogênios na mucosa vaginal;
- Manter o estado emocional equilibrado, pois indiretamente a imunidade se mantém boa.
Tratamento
Segundo a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, existem três faixas etárias de prevalência de infecção urinária: crianças com até 6 anos, mulher jovem com vida sexual ativa e adulto com mais de 70 anos.
O tratamento da infecção urinária é feito com antibióticos e pode-se usar em conjunto com analgésicos. Alguns casos mais complicados, onde envolvem infecção dos rins, há a necessidade de fazer o uso de antibióticos na veia.
"É importante ressaltar que, em caso de qualquer um dos sintomas, a pessoa deve procurar um especialista para obter o diagnóstico correto e realizar o tratamento adequado", orienta.