(Lucas Prates)
A quatro dias das eleições, ainda não há um plano de reforço nas linhas do transporte público em Belo Horizonte para 2 de outubro. Até então, os ônibus irão circular com horário de domingo (frota reduzida). No último pleito, em novembro de 2020, houve ampliação do sistema.
No entanto, ao Hoje em Dia, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra BH) disse que o quadro de horários das linhas da capital só vai ser divulgado na sexta-feira (30).
As linhas metropolitanas também irão funcionar com horário reduzido. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), não haverá mudança ou esquema diferenciado de transporte já que as zonas eleitorais são, na maioria dos casos, próximas às residências dos eleitores.
Já as viagens do metrô seguirão com intervalo de 32 minutos durante todo o dia, conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Entretanto, o Sindicado dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) não confirmou se vai respeitar o intervalo.
A decisão será discutida pela categoria em assembleia, nesta quinta-feira (29), na Estação Central em BH. Os profissionais estão em greve.
Ação na Justiça
Nesta quarta-feira (28), a vereadora de BH, Bella Gonçalves, (PSOL), protocolou uma ação popular no Tribunal de Justiça (TJMG), para garantir aumento da frota no dia das eleições.
O documento pede que as empresas de transporte coletivo da capital não retirem ou diminuam a frota de veículos e linhas. A ação pede uma frota equiparável a um dia útil e prevê multa para as empresas que descumprirem a decisão.
Leia mais: