(Divulgação)
A tradicional folia de Tiradentes começa nesta quinta-feira com a previsão de receber cerca de 25 mil pessoas durante a festa momesca. A saída do bloco PSF, às 9h, do Salão Comunitário da Várzea de Baixo, marca o início do Carnaval na cidade. Ao todo, serão 20 blocos e nove shows até a próxima terça-feira.
“Teremos os tradicionais blocos que fazem a festa todo ano. Sábado e terça-feira também haverá shows na praça principal, à tarde e à meia-noite. Outra atração é a bateria da escola de samba”, contou a diretora de Cultura e Turismo, Mônica Cardoso.
Assim como em São João del-Rei, haverá campanha contra o desperdício de água em Tiradentes. O bloco Secos e Molhados, que sai no domingo, às 14 h, da Igreja do Canjica, não irá contar com caminhão-pipa para refrescar os foliões.
“Esse é o quarto ano que desfilamos, e o primeiro sem água. Desta vez, estamos chamando o bloco de secos e gelados porque não tem água, mas tem cerveja”, explicou um dos organizadores do bloco, Mazinho Mazola. O grupo espera a participação de 500 pessoas no desfile.
Outra atração da festa é o bloco da Alvorada, que sai na madrugada de sábado, às 4h, da Igreja São Francisco. Por causa do horário, os foliões irão vestidos de pijama. Mais de 200 pessoas devem ser arrastadas pelo grupo pelas ruas da cidade.
No mesmo dia, o bloco Amor e Cana irá se concentrar a partir de 16h na Igreja do Canjica.
Ainda na programação, shows com os grupos Uai Samba, Reinovação, Magnatas, Samba do Rei, Novos Rumos, Magnatas e Bateria Tudo Azul. Os shows acontecem no Largo das Forras, principal praça da histórica Tiradentes.