‘A excelência é o segredo do meu sucesso’, diz Jimmy Smith

Hoje em Dia
03/08/2014 às 07:45.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:38
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

A excelência é o segredo declarado do sucesso de um dos mais renomados e premiados publicitários do mundo, o americano Jimmy Smith. Mas, ao contrário de outros profissionais nesta área, ele guarda uma carta na manga que resolveu compartilhar com os brasileiros. Roteirista de séries de TV, produtor musical e criador de games, o americano aproveita sua visita rápida ao Brasil para falar sobre sua trajetória e a influência da religião em sua carreira. Em entrevista ao Hoje em Dia, Jimmy ainda falou sobre os desafios da era digital e como promover a intera-ção de plataformas de forma a manter a atração do mercado publicitário.   Como você avalia o mercado publicitário brasileiro e o que ainda percebe como uma lacuna nesta área? Quando se fala nos Estados Unidos em uma agência que estão contratando um brasileiro, significa que estamos subindo o nível. O Brasil já é um líder na área de publicidade e aqui tem tudo que é preciso para o avanço na área digital. Se pudesse dar um conselho aos brasileiros, seria dar mais atenção ao entretenimento. Tudo na publicidade segue neste sentido, de usar o entretenimento para atrair o público. O desafio para o futuro será unir o digital e o entretenimento.   Quais os desafios da publicidade na atualidade diante das mídias digitais? Muitas pessoas olham essa mudança como algo muito mais difícil do que é, algo impossível. Antes da televisão existia o rádio, antes do rádio, o jornal. Mas se você comparar todos eles, incluindo a mídia digital, todos trabalham com a mesma coisa, todos contam uma história. O segredo é você estar transmitindo uma história e, se você faz isso bem, vai ter sucesso em qualquer plataforma.   Como os veículos de comunicação, principalmente os jornais impressos, podem se manter atraentes e competitivos para o mercado publicitário? A palavra-chave é interação. Usando tecnologias de reconhecimento de imagens, você pode interagir itens no jornal com o seu celular ou tablet. Você pode abrir um aplicativo com uma pessoa dando uma explicação, ou mais detalhes sobre aquele assunto que está na matéria impressa. Isso traz uma atração para o leitor e, consequentemente, para o mercado publicitário.   De que forma a religião influencia no seu trabalho? Foi mais ou menos em 1992, depois de sete anos de carreira, que eu comecei a incorporar a religião no meu âmbito profissional. Nem sempre você vai ver isso no meu trabalho de forma explícita, mas isto está presente de forma implícita. Quero sempre encorajar as pessoas a fazer uma mudança de vida, viver de forma diferente. Quando fiz um comercial do Gatorade, por exemplo, tinha uma pessoa que perdeu cerca de 30 quilos que conseguiu passar uma mensagem de mudança de vida para outras pessoas. Esses são detalhes que procuro acrescentar.   O segredo do seu sucesso é essa união entre coisas aparentemente distintas? A excelência é o segredo do meu sucesso. E isso é o segredo de qualquer profissão. Eu acredito que todo mundo tem um dom, e o meu é a criatividade. Se estivesse em outra área não teria sucesso. Então, todos precisamos procurar a área em que temos dons e explorar isso da melhor forma.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por