Violência de Bolsonaristas

'A liberdade de expressão não é um direito absoluto'', diz representante da OAB sobre agressão

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/01/2023 às 22:12.
Atualizado em 05/01/2023 às 22:24
 (Reprodução/WhatsApp)

(Reprodução/WhatsApp)

“A liberdade de expressão não é um direito absoluto e casos que envolvem agressão precisam ser investigados e punidos", afirmou Humberto Lucchesi de Carvalho, presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG).

Ele se refere ao caso do fotógrafo do Hoje em Dia que foi agredido nesta quinta-feira (5) por um grupo de bolsonaristas em frente à Companhia de Comando da 4ª Região Militar, na avenida Raja Gabaglia, região Oeste de Belo Horizonte.

Para Humberto Carvalho, o fato de a agressão ter sido contra um profissional da comunicação, também é muito significativa. "A imprensa é uma instituição fundamental na democracia, uma vez que a informação é um direito da sociedade. Quando um profissional é agredido em pleno exercício da profissão, há um sinal claro de ataque à democracia e à liberdade de imprensa", disse. 

Repórter fotográfico do Hoje em Dia recebe atendimento médico após agressão dos bolsonaristas (Hoje em Dia)

Repórter fotográfico do Hoje em Dia recebe atendimento médico após agressão dos bolsonaristas (Hoje em Dia)

Após o incidente, diversas entidades ligadas ao jornalismo emitiram notas em solidariedade ao repórter e cobraram a punição dos responsáveis. Para o representante da OAB-MG, esses posicionamentos das entidades são importantes, mas também é preciso dar um passo além.

"Agora, é fundamental que o poder público se posicione e o caso seja investigado para que os responsáveis sejam punidos. Houve lesão corporal e isso é inadmissível, ultrapassa todos os limites da liberdade de expressão. Se a impunidade prevalecer, o risco de que outros casos aconteçam é grande", alertou Humberto Carvalho.

Ele afirmou ainda que agredir fisicamente um cidadão mostra “uma imaturidade democrática" desse tipo de manifestação dos bolsonaristas.

"É legítimo que essas pessoas se manifestem, mas é preciso fazer uma oposição de forma responsável, sem intolerância ou ódio. As pessoas que presenciaram o ato e não fizeram nada também podem ser punidas por omissão".

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por