(Fabio Rodrigues/Agência Brasil)
Apenas 6,3% do público-alvo da campanha de vacinação contra o sarampo garantiu a imunização até a manhã desta sexta-feira (22) em Belo Horizonte. Na capital mineira, todos os 250 mil trabalhadores da Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos já foram convocados.
Segundo informou a prefeitura, a campanha, iniciada em 4 de abril, segue até o dia 3 de junho. Até lá, o município segue reforçando a importância de manter a vacinação em dia. No caso do sarampo, cuja imunização é garantida por meio da tríplice viral, a proteção é feita por meio de duas doses.
E um aumento na cobertura vacinal da doença, conforme disse anteriormente ao Hoje em Dia o infectologista Unaí Tupinambás, pode evitar um surto da enfermidade na capital e no país como um todo.
O risco também é alertado pelo pediatra e epidemiologista especialista em imunização, José Geraldo Ribeiro. “As baixas coberturas colocam em risco o controle de doenças. No caso do sarampo, que é potencialmente grave, esse risco é ampliado pela grande capacidade de transmissão do vírus”, afirmou.
Gripe
Em BH, a vacinação contra a gripe também ainda anda em passos lentos. Até o momento, apenas 18,1% dos grupos já convocados, que inclui 590 mil trabalhadores de saúde e pessoas a partir de 60 anos, compareceram aos postos.
“Os chamamentos dos demais grupos que fazem parte do público-alvo continuarão a ser feitos de forma escalonada, com convocações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde à medida que o município receber mais doses da vacina”, informou a PBH.
Saiba como se vacinar
Assim como o sarampo, a campanha de vacinação contra a gripe também segue até o dia 3 de junho. Nesta sexta, os imunizantes estão sendo aplicados em Centros de Saúde e drogarias da cidade. Veja aqui locais e horários para garantir a proteção.