A três dias do Enem vale revisar conteúdo e relaxar, mas não muito

Mariana Durães
mduraes@hojeemdia.com.br
31/10/2018 às 20:37.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:33
 (Riva Moreira)

(Riva Moreira)

Os candidatos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão contando os minutos para as primeiras provas, a serem aplicadas no próximo domingo. Mesmo se o estudante decidiu manter os estudos ou aproveitar o tempo para relaxar, ele precisa ter calma e controlar a ansiedade nesse período, alertam especialistas. Vale até revisar o conteúdo, mas sem excessos.

“Para quem é ansioso, repassar as matérias é necessário. Já quem está mais seguro pode descansar. Para ambos os perfis indico não exagerar. Querer correr atrás do tempo perdido não adianta, mas também não é aconselhável recorrer, por exemplo, a uma ‘maratona’ de séries”, frisa a psicóloga Vera Grapiúna, que há 20 anos prepara alunos para vestibulares.

Descanso

Cuidar da alimentação e do sono também são essenciais. De acordo com a especialista, deve-se evitar dormir tarde.

Esse, inclusive, é o plano da estudante Clara Lopes, de 18 anos. Descansar nos intervalos e à noite é o que ela faz.

Essa é a segunda vez que a estudante participa do exame com o intuito de ingressar no curso de medicina. “A ansiedade tem me atrapalhado a relaxar. Mas, quando não tenho aula à tarde, procuro descansar após o almoço e também não estudo depois das 19h”, conta.

Jacqueline Alves Silva, de 19, que tenta uma vaga em direito, garante também ter reduzido o ritmo. “Nesta época já estamos cansados de estudar tanto, mas não dá para chutar o balde. Vou usar esses últimos dias para focar em temas que podem cair na redação”, diz.

Diversão

Por outro lado, mesmo sem conseguir se desligar totalmente dos estudos, o estudante Leandro Oliveira, de 17 anos, tem procurado alternativas para descansar. Fazer caminhadas ou correr na esteira são opções para se acalmar. O foco do rapaz é ocupar o tempo até as provas do Enem com atividades mais leves.

O jovem também lançou mão de seriados e filmes com conteúdo que podem auxiliar na redação. “E vejo documentários mais atuais, para me inteirar dos temas”, conta.

No sábado, Leandro pretende sair com os amigos durante o dia, em encontros nas casas dos colegas ou eventos mais tranquilos. O objetivo é a diversão, além de tirar um pouco o foco da prova, mas sem se cansar. “Alivia a pressão, mas vou voltar cedo para dormir bem”, afirma o estudante. Riva MoreiraJacqueline decidiu focar em assuntos que podem ser tema da redação

Ainda dá tempo

O participante do Enem que ainda quiser fazer revisão de conteúdo tem opções na internet. 

No portal Mecflix (mecflix.mec.gov.br), plataforma gratuita do governo federal, por exemplo, é possível assistir aulas de diferentes temas e assuntos. Os vídeos têm até nove minutos com explicação das matérias, ilustrações, gráficos e fotos. Para ter acesso ao conteúdo, é preciso fazer o cadastro informando nome, e-mail e senha.

De formato e ideia similares, a Hora do Enem é outra opção on-line e gratuita. Os programas estão disponíveis no site da TV Escola (tvescola.mec.gov.br).

Já a playlist de filmes Para se dar bem no Enem (videocamp.com/pt/playlists/para-se-dar-bem-no-enem), criada pela Videocamp, tem como objetivo aumentar o alcance de produções audiovisuais. A seleção reúne 32 títulos de temas atuais e que podem auxiliar tanto na criação de argumento para a redação quanto nas questões que exigem um conhecimento multidisciplinar.Editoria de Arte 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por