(Fernando Michel / Hoje em Dia)
Uma ação realizada nesta sexta-feira (18) na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, procurou conscientizar comerciantes e moradores dos riscos de ficarem vulneráveis à criminalidade. Os registros de furtos e arrombamentos de carros têm preocupado a Polícia Militar (PMMG) que, acompanhada de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) estiveram no centro comercial alertando sobre comportamentos e hábitos que favorecem a prática dos crimes - e que podem ser evitados.
Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 4.527 furtos em veículos 4.962 em lojas em toda a capital, segundo a CDL-BH.
A ação contou com a distribuição de entregas de panfletos e adesivos em mesas de bares, restaurantes e lojas. Entre os alertas, a Polícia orientou clientes a não deixar celular em cima de mesas, bolsas penduradas atrás de cadeiras e objetos no interior de veículos estacionados.
(Fernando Michel / Hoje em Dia)
“Uma das questões mais importantes para que o comércio funcione bem, que os consumidores vão às compras e que os lojistas vendam bem é a questão da segurança. Nós estamos fazendo esse movimento proativo para que a gente possa fazer com que o consumidores e lojistas entendam que seus pertences tenham certo cuidado e evitem esse tipo de preocupação e dor de cabeça”, ressaltou Marcelo de Sousa e Silva, presidente da CDL-BH.
A campanha de conscientização faz parte da operação “Cidadão Conectado” da PMMG. A tenente da PMMG, Glenda Rodrigues do Amaral, explica que a primeira frente de atuação dos militares é a orientação da população para não deixar objetos dentro do veículo. A segunda frente é uma ação preventiva, os militares vasculham os veículos pelo lado de fora e ligam para o motorista caso ele tenha deixado algum objeto à vista, principalmente de valor, dentro do veículo. O contato é feito por telefone após os policiais acessarem os dados do proprietário pela placa. Em média, segundo a corporação, 20 condutores são chamados para voltar aos automóveis por dia.
(Fernando Michel / Hoje em Dia)
Ainda assim, a tenente alerta que nenhum objeto seja deixado à mostra dentro do carro.
“A questão do valor é muito relativa. Às vezes o infrator vê um objeto dentro do carro que pode não tem muito valor para o motorista mas interessa o infrator, ele então vai quebrar o vidro para levar esse pertence. Então nossa orientação é não deixar nenhum tipo de objeto”, explicou a militar.
Comércio
Nesta ação a Polícia Militar orienta também comerciantes, com dicas para fechar o estabelecimento de forma correta, investir na instalação de câmeras de segurança e outras medidas de segurança. A gerente do restaurante Baiana do Acarajé, Ana Hilda Gomes Melo, ficou satisfeita com a ação da corporação e da entidade.
“Essa campanha é muito importante porque às vezes a gente fica sem jeito de abordar os clientes para falar para eles tomarem cuidado, não deixarem celular em cima das mesas, quando forem ao banheiro não deixarem a bolsa sozinha. Então isso vai ajudar nosso trabalho. Ladrão só precisa de uma oportunidade”, reforça a trabalhadora.
Se for bem-sucedida, a expectativa da CDL-BH e da PMMG é que a campanha seja estendida para outros 30 centros comerciais de Belo Horizonte.
(Fernando Michel / Hoje em Dia)