O sonho de conquistar uma vaga em um curso superior ficou mais perto para jovens e adultos que tiveram a oportunidade de conquistar bolsa de estudo. A ação conjunta das Faculdades Promove e Kennedy, juntamente com a Universidade Unicor, a Fundação Hilton Rocha e Funorte (Faculdades Unidas do Norte de Minas) reuniu mais de 300 candidatos que buscaram descontos de até 90% nos mais de 30 cursos oferecidos nas instituições de ensino. O evento aconteceu na manhã deste sábado (10), na Escola Estadual Madre Carmelita, no bairro Bandeirantes, na região da Pampulha em Belo Horizonte.
São mais de 30 cursos ofertados, dentre eles, Engenharia Civil, Enfermagem, Gastronomia e Direito. Além das bolsas, as universidades oferecem simultaneamente o financiamento da mensalidade. As porcentagem de desconto, que começavam com abatimento de 30% no valor da mensalidade, variavam conforme o desempenho dos alunos, que fizeram o teste durante a ação.
Oportunidade agarrada e muito festejada pelo estudante Flávio Henrique de Oliveira, de 26 anos. Estudando há muito tempo para cursar Engenharia Civil, acabou tendo que deixar de lado os planos do curso superior pelos altos custos. Ficou sabendo da Ação Promove por meio de amigos e decidiu fazer a prova. E o resultado não poderia ser melhor. Abocanhou uma bolsa de 90% durante todo o período de estudos. “Foi um teste muito bem elaborado, com questões difíceis. Não consegui por meio do Enem, mas estou muito feliz de ter conquistado a vaga em uma instituição particular”, contou Flávio.
Quem também espera ter conquistar um vaga no curso de Pedagogia é Fabiana Aparecida Andrade, de 38 anos. Com uma criança autista em casa e trabalhando com crianças na Educação Infantil, sempre buscou avançar mais nos estudos. Desta vez, ganhou o incentivo do filho Érick Andrade, de 17 anos, e vieram juntos fazer os testes. O jovem busca uma vaga no curso de Tecnologia da Informação. “Quem sabe não estudamos juntos na mesma faculdade?”, projetou Fabiana.
Cerca de 4 mil estudantes já conseguiram bolsas de estudo através da Ação Promove para o próximo semestre. “O evento vem se consolidando cada vez mais e vem sendo elogiado inclusive pela secretaria de educação”, descreveu Paulo Linhares, diretor administrativo das faculdades Kennedy e Promove. Neste domingo (11), a Faculdade Kennedy realizará seu vestibular na sua unidade na região de Venda Nova.
Atendimento
A ação conjunta das universidades também garantiu atendimentos sociais gratuitos para a população. Cerca de 20 mil pessoas já participaram do projeto neste segundo semestre de 2016. Tendas montadas para exames oftalmológicos e odontológicos garantiram que muita gente conseguisse fazer sua higienização bucal ou uma consulta. “Espero há muitos meses no posto de saúde por um exame de vista. Graças a Deus consegui fazer aqui hoje minha consulta. É a primeira vez que participo da ação e quero ir em outras”, disse a auxiliar de serviços gerais Efigênia das Graças Silva, de 55 anos.
Já Grace Kelly Murce, de 34 anos, teve uma consultoria com a assessoria jurídica disponibilizada e tirou dúvidas sobre pensão alimentícia. “Recebi esclarecimentos imprescindíveis que vão ajudar a garantir direitos para meu filho”, declarou.
O evento também disponibilizou tratamento estético e corte de cabelo, ambos gratuitos. As tendas de atendimento contaram com a presença de diversos coordenadores de cursos das faculdades Promove e de estudantes. “Todo evento é uma oportunidade para praticar o que foi aprendido em sala de aula. Neste ano, por causa de uma parceria, vamos conseguir enviar 10 estudantes de gastronomia para um intercâmbio em Portugal”, explicou Jackson Cabral, coordenador do curso de gastronomia
A grande novidade ficou por conta da tenda da fotografia. Os presentes que tirassem uma foto junto aos estudantes de publicidade e propaganda puderam concorrer ao sorteio de dois smartphones. A atividade teve o apoio dos parceiros Vitallis Plano de Saúde, Conecte Inovação, Big Shopping, Clínica de Estética Larissa Jordão e Jornal Hoje em Dia.