Defesa Civil informou que monitora as condições climáticas e, se necessário, emitirá alertas à população
(Maurício Vieira/Hoje em Dia)
Um alerta da Defesa Civil foi emitido nesta sexta-feira (4) devido ao volume de chuvas esperado para os próximos dias. Até domingo (7), a capital deve registrar precipitações de intensidade moderada a forte, com possibilidade de raios e rajadas de vento. São esperados mais de 100 milímetros (mm).
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
A Defesa Civil informou que realiza o monitoramento contínuo das condições climáticas e, se necessário, emitirá alertas e orientações à população.
O Grupo Gestor de Riscos, Desastres e Eventos Climáticos Extremos (GGRDECE) continua mobilizado. O grupo é formado por técnicos das secretarias municipais de Obras, Saúde, Assistência Social, Política Urbana, Segurança Pública e Governo, além de representantes da Urbel, Defesa Civil, SLU, Sudecap, BHTrans e Sumob.
"A missão é acompanhar os efeitos das chuvas, avaliar riscos e definir medidas emergenciais para reduzir danos à população e à infraestrutura da cidade", informou o órgão municipal
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alerta a população para a previsão de temporais entre esta sexta-feira (4) e domingo (6). Áreas de instabilidade atmosféricas vão ganhar força e provocar chuvas intensas, especialmente no Centro-Sul e Sudeste do estado mineiro, inclusive na Grande Belo Horizonte.
No extremo leste do Sul de Minas, na metade leste do Campo das Vertentes, em boa parte da Zona da Mata e no sul do Vale do Rio Doce, a previsão é de acumulado pluviométrico acima de 80 milímetros.
Já em boa parte do Sul de Minas, no oeste do Campo das Vertentes, no leste do Oeste Mineiro, na metade sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e na área central do Vale do Rio Doce, são esperados acumulados entre 50 e 80 milímetros.
Acumulados de chuva entre 20 e 50 milímetros estão previstos para o Triângulo/Alto Paranaíba, Noroeste, sul do Norte de Minas, Central Mineira, norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sul do Vale do Jequitinhonha.
Nas demais regiões, a previsão é de chuva de até 20 milímetros, sendo que o extremo Norte e o Nordeste devem registrar os menores volumes pluviométricos.
“A Defesa Civil de Minas Gerais conta com equipes de prontidão 24 horas e um comitê integrado sempre a postos para coordenar as ações necessárias. O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é feito de forma contínua pelo Cindec e pelo Igam, garantindo respostas rápidas e eficazes”, afirma o coordenador-adjunto da Cedec, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino.
Leia mais: