(Reprodução/Google Street View)
A média de espera para um atendimento na sede do Detran-MG, no bairro Funcionários, Centro-Sul de BH, caiu em até duas horas de novembro do ano passado para 15 minutos, atualmente. O motivo é a implantação do sistema de agendamento para os serviços presenciais na unidade.
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o órgão recebe diariamente mais de 1,2 mil atendimentos diários para serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos. Em julho, o número chega a aumentar cerca de 40% devido às férias do período.
“Antes, a demanda concentrava nos primeiros dias da semana, sobretudo durante a manhã. O sistema de agendamento não alterou o número de atendimentos, mas distribuiu melhor o fluxo e permitiu planejamento para o cidadão e para a equipe do atendimento”, explicou o Delegado Kleyverson Rezende, diretor do Detran-MG.
Como agendar
A plataforma de agendamento para serviços está disponível no site detran.mg.gov.br. Para fazer uma solicitação, é necessário realizar um cadastro, escolher o serviço desejado, além do dia e horário para atendimento.
Segundo o Detran, o usuário que já possui cadastro acessa o sistema com login e senha. Ao solicitar o serviço, todas as orientações, como documentos obrigatórios e valores das taxas, são exibidas na tela. Em seguida, após conferir as informações, o cidadão deve confirmar o agendamento e validar a senha no pré-atendimento, em data e horário marcados.
O tempo de tolerância para atrasos é de 15 minutos e caso o cidadão tenha algum imprevisto, é possível cancelar o atendimento com até 30 minutos de antecedência e reagendar a data do serviço pelo site.
Serviços na internet evitam filas
Além do agendamento para atendimento presencial, mais de 200 serviços referentes a veículos, condutores e multas estão disponíveis no site detran.mg.gov.br. No portal, o usuário consegue ter acesso às informações sobre procedimentos para todos os serviços do órgão, além de tirar dúvidas e emitir taxas.
Alguns serviços, como alterar endereço do veículo dentro do mesmo município, solicitar a 2ª via da CNH e do licenciamento do veículo, podem ser realizados totalmente on-line, sem a necessidade de deslocar ou enfrentar filas.